Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49761
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Maria Luziene de Sousa-
dc.contributor.authorNogueira, Shamia Beatriz Andrade-
dc.contributor.authorSilva, Renata Kelly dos Santos e-
dc.contributor.authorPimentel, Joana Carolina da Silva-
dc.contributor.authorOriá, Mônica Oliveira Batista-
dc.contributor.authorOliveira, Carla Silvino de-
dc.date.accessioned2020-01-30T19:24:53Z-
dc.date.available2020-01-30T19:24:53Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationGOMES, M. L. de S. et al. Extensão universitária e a formação docente: a experiência do cursinho popular Pré-Enem Paulo Freire da Universidade Federal do Piauí/CSHNB. In: Anna Maria Gouvea de Souza Melero (org.). Premissas da Iniciação Científica. 1. ed. Ponta Grossa: Atena, 2019. cap. 14, p. 130-136.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7247-108-4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49761-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCapacitação de Professorespt_BR
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleExtensão universitária e a formação docente: a experiência do cursinho popular Pré-Enem Paulo Freire da Universidade Federal do Piauí/CSHNBpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA extensão universitária compreende-se como um meio de interação entre a sociedade e a universidade proporcionando uma troca mútua de saberes e contribuindo para formação acadêmica integral. Nesse sentido, a criação de cursos pré-vestibulares mediante projetos de extensão representa uma maneira de intervenção eficaz em diminuir a desigualdade social quanto ao ingresso em universidades públicas. Objetivou se mostrar como o projeto de extensão pode contribuir para a formação profissional de graduandos de licenciaturas e bacharelados, por meio do Cursinho Popular Pré-ENEM Paulo Freire da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB). Trata-se de um estudo baseado na análise qualitativa da documentação do Projeto de Extensão - Cursinho Popular Pré-ENEM Paulo Freire da UFPI, em que os professores do cursinho são os discentes dos cursos de licenciatura e bacharelado da UFPI-CSHNB e as aulas são ministradas gratuitamente nas salas da instituição. Dentre os objetivos do projeto encontra-se a promoção e valorização da experiência docente para os estudantes dos cursos de licenciaturas e bacharelados da UFPI. A experiência realizada em anos anteriores comprovou que grande parte dos alunos que frequentam o cursinho da UFPI conseguiram ingressar no ensino superior em instituições públicas. Cursinho também funciona como um laboratório na formação dos graduandos dos cursos de licenciatura e bacharelado que buscam profissionalização e a construção dos saberes docentes. Conclui-se que o Cursinho desempenha um papel relevante para a formação cidadã, além de possibilitar conhecer e vivenciar o exercício da docência.pt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_cap_mlsgomes.pdf9,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.