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dc.contributor.authorLima, Deyseane Maria Araújo-
dc.contributor.authorFigueiredo, João Batista de Albuquerque-
dc.date.accessioned2020-01-23T15:58:45Z-
dc.date.available2020-01-23T15:58:45Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationLIMA, Deyseane Maria Araújo; FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque. Educação ambiental dialógica e cultura de paz: emancipação humana e transformação social em Paulo Freire. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 218-228.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-530-6-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49597-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectCultura de pazpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação Libertadorapt_BR
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.titleEducação ambiental dialógica e cultura de paz: emancipação humana e transformação social em Paulo Freirept_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA educação popular é uma práxis educativa que se fundamenta na libertação dos(as) oprimidos(as) socialmente através da problematização da realidade vivenciada por eles e de facilitar momentos críticos em que pode ocorrer o aprofundamento da consciência. Tem como principal autor o brasileiro e nordestino Paulo Freire, que aprofundou as temáticas da dialogicidade, amorosidade, autonomia, práxis, Ser Mais, a politicidade, a esperança, a utopia, o círculo de cultura, a alfabetização, a problematização, a conscientização, as relações de opressão, a transformação social e a emancipação e o empoderamento humano, que são fundamentais para o conhecimento e desenvolvimento de seu paradigma educacional libertador. A Educação para a Paz, para Jares (2007), visa à resolução de conflitos de forma dialógica e não violenta. A paz é pensada como um posicionamento crítico frente à realidade e a amorosidade entre os seres humanos, além de ser uma possibilidade de aceitar, respeitar e conviver com a diversidade, baseado na justiça social, na valorização da vida humana e no cuidado com a natureza. A Educação Ambiental Dialógica (EAD), para Figueiredo (2007), tem como influência, na sua constituição, a Educação Ambiental Crítica (REIGOTA, 2004) e Educação Dialógica (FRElRE, 2005, 2009). A Educação Ambiental Crítica, para Reigota (2004), é um processo político que visa mudar as relações de opressão e as situações de opressão em nossa realidade. Esse compromisso está presente na EAD que preza pela democracia, direitos humanos, justiça social e dialogicidade para a resolução das problemáticas sociais e ambientais. A Educação Ambiental Dialógica, a Educação Libertadora Freireana e a Educação para a Paz têm como compromisso a emancipação humana e a transformação social em prol de um mundo eco-solidário e com justiça social. [...] O intuito do artigo é relacionar a Cultura de Paz e a Educação Ambiental Dialógica com a temática da emancipação humana e transformação social na Educação Libertadora de Paulo Freire.pt_BR
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