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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49597
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Deyseane Maria Araújo | - |
dc.contributor.author | Figueiredo, João Batista de Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-23T15:58:45Z | - |
dc.date.available | 2020-01-23T15:58:45Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Deyseane Maria Araújo; FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque. Educação ambiental dialógica e cultura de paz: emancipação humana e transformação social em Paulo Freire. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 218-228. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7282-530-6 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49597 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Cultura de paz | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educação Libertadora | pt_BR |
dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental dialógica e cultura de paz: emancipação humana e transformação social em Paulo Freire | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A educação popular é uma práxis educativa que se fundamenta na libertação dos(as) oprimidos(as) socialmente através da problematização da realidade vivenciada por eles e de facilitar momentos críticos em que pode ocorrer o aprofundamento da consciência. Tem como principal autor o brasileiro e nordestino Paulo Freire, que aprofundou as temáticas da dialogicidade, amorosidade, autonomia, práxis, Ser Mais, a politicidade, a esperança, a utopia, o círculo de cultura, a alfabetização, a problematização, a conscientização, as relações de opressão, a transformação social e a emancipação e o empoderamento humano, que são fundamentais para o conhecimento e desenvolvimento de seu paradigma educacional libertador. A Educação para a Paz, para Jares (2007), visa à resolução de conflitos de forma dialógica e não violenta. A paz é pensada como um posicionamento crítico frente à realidade e a amorosidade entre os seres humanos, além de ser uma possibilidade de aceitar, respeitar e conviver com a diversidade, baseado na justiça social, na valorização da vida humana e no cuidado com a natureza. A Educação Ambiental Dialógica (EAD), para Figueiredo (2007), tem como influência, na sua constituição, a Educação Ambiental Crítica (REIGOTA, 2004) e Educação Dialógica (FRElRE, 2005, 2009). A Educação Ambiental Crítica, para Reigota (2004), é um processo político que visa mudar as relações de opressão e as situações de opressão em nossa realidade. Esse compromisso está presente na EAD que preza pela democracia, direitos humanos, justiça social e dialogicidade para a resolução das problemáticas sociais e ambientais. A Educação Ambiental Dialógica, a Educação Libertadora Freireana e a Educação para a Paz têm como compromisso a emancipação humana e a transformação social em prol de um mundo eco-solidário e com justiça social. [...] O intuito do artigo é relacionar a Cultura de Paz e a Educação Ambiental Dialógica com a temática da emancipação humana e transformação social na Educação Libertadora de Paulo Freire. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DTPE - Capítulos de livro |
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