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Tipo: TCC
Título: Estratégias para a melhoria dos serviços oferecidos nos postos de saúde da cidade de Russas-ce: Um estudo baseado na percepção dos usuários
Autor(es): Magalhães, Ana Beatriz Ferraz
Orientador: Costa, Daiane de Oliveira
Palavras-chave: Qualidade;Serviço de Saúde;Usuários;Estratégias
Data do documento: 2019
Citação: MAGALHÃES, Ana Beatriz Ferraz. Estratégias para a melhoria dos serviços oferecidos nos postos de saúde da cidade de Russas-ce: um estudo baseado na percepção dos usuários. 2019. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Engenharia de Produção) . - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2019.
Resumo: Estudos demográficos apontam que haverá um crescimento significativo da população para os próximos anos, no qual o Ceará, que hoje possui cerca de 9,1 milhões de habitantes, em 2041 atingirá os 9,7 milhões (IBGE, 2019). Juntamente a isso, há uma mudança nos hábitos da população e essas informações são de suma importância para que seja feito o planejamento das políticas públicas. Essa é uma das etapas iniciais da elaboração do Planejamento Nacional de Saúde, de modo que os órgãos públicos devem estar preparados para garantir os serviços básicos de saúde a toda a população, garantindo que tenha qualidade e que atenda às necessidades da população. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo propor estratégias para a melhoria do serviço de saúde, a partir da realização de uma avaliação da qualidade do serviço público oferecido nos Postos de Saúde da Zona Urbana da Cidade de Russas, Ceará, segundo a percepção dos usuários. Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso, o qual consistiu na definição de atributos considerados importantes para a avaliação do serviço de saúde, seguindo para a aplicação de um questionário com os usuários dos postos de saúde, sendo realizada após a coleta uma análise comparativa entre as unidades de saúde, finalizando com a elaboração de estratégias para a melhoria do serviço. Como resultado obteve-se a necessidade de intervenção no caso dos atributos: tempo de atendimento, confiabilidade nos profissionais, estrutura física e distribuição de medicamentos nos postos 1, 2 e 6. A unidade de atendimento 3 se destaca, de modo que não foi identificada nenhuma necessidade de ações imediatas. As ações estratégicas apresentadas promoverão uma aproximação entre a população e o poder público, sendo essa feita por intermédio dos profissionais responsáveis pelos postos, dessa forma será mais fácil realizar um acompanhamento das demandas dos pacientes e das soluções propostas.
Abstract: Demographic studies indicate that there will be a significant population growth for the next few years, without qualification in Ceará, which today has about 9.1 million inhabitants, reaching in 2041 reaching 9.7 million (IBGE, 2019). Along with this, there is a change in the habits of the population and this information is important for those who make public policy planning. This is one of the initial stages of the elaboration of the National Health Planning, so that public agencies must be prepared to guarantee basic health services for the entire population, which are of quality and that meet the needs of the population. Thus, this work aims to propose strategies to improve the health service, based on a public service quality assessment, at the Health Posts of the Urban Zone of Russas City, Ceará, according to the users' view. This research is characterized as applied, exploratory and descriptive, which uses a qualitative and quantitative approach and, according to the procedures adopted, deals with a case study or what is the definition of important chemical use parameters for the evaluation of the service case. health care, following an application of a questionnaire with the users of 4 posts, being performed after a collection of comparative analysis between health units, ending with a statistical analysis to improve the service. As a result, use the need for intervention in the case of the attributes: length of service, values in the professionals, physical structure and distribution of medicines in posts 1, 2 and 6. Care unit 3 is avoided, so that no need for immediate action. As strategic actions promoted a rapprochement between the population and the public power, which is made by intermediaries of the professionals responsible for the posts, the way it will be easier to follow up the patients' demands and the applied solutions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49580
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