Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49537
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorValente Junior, Valdemar-
dc.date.accessioned2020-01-22T15:22:39Z-
dc.date.available2020-01-22T15:22:39Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationVALENTE JUNIOR, Valdemar. Visões e interseções: uma proposta de leitura da Poesia Concreta. Revista Entrelaces, Fortaleza (CE), v. 1, n. 17, p. 86-98, jul./set. 2019pt_BR
dc.identifier.issn2596-2817-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49537-
dc.description.abstractThis article aims to establish the possibility of a critical analysis of Poesia Concreta as an innovative phenomenon that recovers the initial proposal of Brazilian Modernism, especially with regard to the original legacy contained in the poetry of Oswald de Andrade. Thus, it is necessary to reflect on the exhaustion related to the unfolding of modernist activity, since Brazilian postwar poetry reaches a degree of conservatism opposed to the radicality of Poesia Concreta as an expression of the spatiality of the poem that opposes idea of traditional verse. In view of this position, his trajectory finds the opposition of the group gathered around the Revista Violão Rua, which uses only the rhetorical resources of a politicized poetry that despises the innovative forms of the artistic avant-garde. On the other hand, the incorporation of poetry by mass culture results in the proposal of Tropicalism, which brings to the media an aesthetic project with which Concrete Poetry is refined. This is one of the most innovative movements that may have existed during the 20th century involving popular music and avantgarde literary creation in Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura-BRasilpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.titleVisões e interseções: uma proposta de leitura da Poesia Concretapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem por objetivo estabelecer a possibilidade de uma análise crítica acerca da Poesia Concreta como fenômeno inovador que recupera a proposta inicial do Modernismo brasileiro, sobretudo no que diz respeito ao legado original contido na poesia de Oswald de Andrade. Desse modo, há que se refletir acerca do esgotamento referente aos desdobramentos da atividade modernista, uma vez que a poesia brasileira do pós-guerra atinge um grau de conservadorismo a que se opõe a radicalidade da Poesia Concreta como expressão da espacialidade do poema que contraria a ideia do verso tradicional. Em vista dessa posição, sua trajetória encontra a oposição do grupo reunido em torno da Revista Violão de Rua, que recorre apenas aos recursos de retórica de uma poesia politizada que despreza as formas inovadoras da vanguarda artística. Por outro lado, a incorporação da poesia pela cultura de massas resulta na proposta do Tropicalismo, que traz para os meios de comunicação um projeto estético com o qual a Poesia Concreta se afina. Disso resulta um dos movimentos de maior poder inovador que possa ter existido durante o século XX, envolvendo a música popular e a criação literária de vanguarda no Brasil.pt_BR
dc.title.enVisions and intersections: a reading of concret poetrypt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_vvalentejunior.pdf236,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.