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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Marcelo José Monteiro-
dc.contributor.authorRibeiro, Kelen Gomes-
dc.contributor.authorAlmeida, Magda Moura de-
dc.contributor.authorSousa, Maria do Socorro de-
dc.contributor.authorRibeiro, Marco Túlio Aguiar Mourão-
dc.contributor.authorMachado, Márcia Maria Tavares-
dc.date.accessioned2020-01-22T14:10:21Z-
dc.date.available2020-01-22T14:10:21Z-
dc.date.issued2019-05-
dc.identifier.citationFERREIRA, M. J. M. et al. Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Medicina: oportunidades para ressignificar a formação. Interface, Bocatu, v. 23, supl.1, p. 1-15, maio, 2019.pt_BR
dc.identifier.issnPrint 1414-3283-
dc.identifier.issnOn-line 1807-5762-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49530-
dc.description.abstractThe new National Curriculum Guidelines aim at restructuring and adapting medical curricula. The objective is to conduct a critical-reflective analysis of the restructure of a medical course’s curricular matrix. This action research was conducted at a Brazilian federal university. The material was analyzed using the discourse analysis method. Among the results, the proposal of a curriculum that values life and transfers the biomedical paradigm to incorporate other dimensions in healthcare is highlighted. The need to strengthen a curricular matrix based on social demands and preferably focused on primary care is indicated. The establishment of longitudinal and transversal relationships among the competency areas of the 2014 National Curricular Guidelines and the curricular components is proposed. The intention is to foster the understanding of determinants and relationships between diseases and the communities’ ways of living.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInterface - Comunicação, Saúde, Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.subjectAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.subjectSaúde Coletivapt_BR
dc.subjectIntegralidade em Saúdept_BR
dc.titleNovas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Medicina: oportunidades para ressignificar a formaçãopt_BR
dc.title.alternativeNuevas Directrices Curriculares Nacionales para los cursos de Medicina: oportunidades para resignificar la formaciónpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) visam à reestruturação e adequação dos currículos médicos. Objetiva-se realizar uma análise crítico-reflexiva da reestruturação da matriz curricular para um curso de Medicina. Trata-se de uma pesquisa-ação realizada em uma universidade federal brasileira. Para a análise do material, procedeu-se com Análise de Discurso. Como resultados, destacou-se uma proposição curricular que valorize a vida, capaz de transpor o paradigma biomédico para incorporar outras dimensões no cuidado em Saúde. Apontou-se para o fortalecimento de uma matriz curricular retroalimentada pelas demandas sociais, tendo a Atenção Primária como cenário preferencial para a formação. Propõe-se o estabelecimento de relações de longitudinalidade e transversalidade entre as áreas de competência das DCN de 2014 e os componentes curriculares ofertados. Intenciona-se fomentar a compreensão dos determinantes e relações das doenças com os modos de vida das comunidades.pt_BR
dc.description.abstract-esLas nuevas Directrices Curriculares Nacionales (DCN) apuntan a la reestructuración y adecuación de los currículos médicos. Objetivo: Realizar un análisis crítico-reflexivo de la reestructuración de la matriz curricular para un curso de Medicina. Se trata de una investigación-acción participativa realizada en una universidad federal brasileña. Para el análisis del material se procedió con un Análisis de Discurso. Como resultado, se destacó una proposición curricular que valorice la vida, capaz de transponer el paradigma biomédico incorporando otras dimensiones al cuidado de la salud. El objetivo fue el fortalecimiento de una matriz curricular retroalimentada por las demandas sociales, con la atención primaria como escenario preferencial para la formación. Se propone establecer relaciones longitudinales y transversales entre las áreas de competencia de las DCN de 2014 y los componentes curriculares ofertados. Se intenta fomentar la comprensión de los factores determinantes y las relaciones de las enfermedades con la forma de vida de las comunidades.pt_BR
dc.title.enNew National Curricular Guidelines of medical courses: opportunities to resignify educationpt_BR
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