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dc.contributor.authorSampaio, Daniela Dias Furlani-
dc.contributor.authorMatos, Kelma Socorro Alves Lopes de-
dc.date.accessioned2020-01-22T13:04:25Z-
dc.date.available2020-01-22T13:04:25Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Daniela Dias Furlani; MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de. Paz coletiva: a paz que querem jovens da Escola Joaquim Antônio Albano. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 38-54.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-530-6-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49521-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectCultura de pazpt_BR
dc.subjectJuventude - Pesquisapt_BR
dc.subjectEducação para a pazpt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.titlePaz coletiva: a paz que querem jovens da Escola Joaquim Antônio Albanopt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrSomos adeptas da ideia de que é responsabilidade coletiva divulgarmos ações exitosas e necessárias ao bem-estar coletivo em tempos atuais. Tais ações são iniciativas de prevenção à violência compreendidas como educação para a paz e interferem, de modo positivo, nos relacionamentos interpessoais, dentre eles os que perpassam a relação professor-aluno (JARES, 2007; MATOS,2007). No presente trabalho compartilhamos uma experiência de pesquisa junto a educadores e alunos da escola de ensino profissional Joaquim Antônio Albano, no Ceará, realizada no período de 2009 a 2012. Com o viés qualitativo de pesquisa, em que pretendemos entender a forma como os sujeitos estudados elaboravam o mundo que os cerca (GIBBS, 2009). Utilizamos trechos de entrevistas realizadas com os sujeitos investigados. Ressaltamos que no presente artigo iremos enfocar uma parte de um estudo maior sobre o programa de meditação coletiva "Fortaleza em Paz" na escola, a partir da visão de jovens. Para examinar de forma estruturada os discursos obtidos após a coleta de dados utilizamos da codificação (GIBBS, 2009) identificando passagens das expressões que se relacionavam com a temática da paz. Os relatos apontam reflexões a respeito da construção coletiva da paz. A escola Joaquim Antônio Albano adere a projetos educativos em prol da paz, sendo o programa "Fortaleza em Paz" o de meditação coletiva que se configura como uma dessas iniciativas. Nesse sentido, como instituição formadora, se compromete com a educação integral do aluno (YUS, 2002). Ressaltamos que, além da prática da meditação em si, o programa "Fortaleza em Paz" busca contribuir para a consolidação da Cultura de Paz, despertando a atenção e o compromisso dos alunos com essa cultura.pt_BR
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