Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49518
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLisbão, Yuri Marcondes-
dc.contributor.authorLima, Aluisio Ferreira de-
dc.date.accessioned2020-01-22T12:52:45Z-
dc.date.available2020-01-22T12:52:45Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLISBÃO, Yuri Marcondes; LIMA, Aluisio Ferreira de. Metamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49518-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstética da mercadoriapt_BR
dc.subjectFetichismopt_BR
dc.subjectIdentidade-metamorfosept_BR
dc.titleMetamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciaispt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho objetiva compreender, na perspectiva da Psicologia Social Crítica, as metamorfoses da estética da mercadoria e as implicações do fetichismo no desenvolvimento e nas negociações identitárias de modelos comerciais femininas brasileiras. A pesquisa gira em torno da seguinte problematização: o trabalho de modelo – uma personagem entre tantas outras que compõe a identidade – muitas vezes acaba sendo experienciado (e reconhecido) como sendo a totalidade da identidade. Uma vez que a modelo se vale de sua aparência e seu corpo como mercadoria, como essas mulheres negociam, cotidianamente, a representação dessa personagem? Essa pesquisa, de caráter qualitativo, circunscrita entre os campos empírico e teórico, tece articulações sobre a dinâmica das relações, interações e negociações identitárias dessas modelos em redes sociais como Facebook e/ou Instagram, e através do método de narrativas de histórias de vida, tenta compreender e responder o problema proposto. Acredita-se que na sociedade capitalista de consumo, tal como é a contemporânea, este tema seja relevante e atual, uma vez que trata de discutir como os efeitos do mercado tem interferido na forma como o processo da identidade tem ocorrido. E embora a profissão de modelo explicite a transformação das pessoas em mercadorias, os processos de fetichização, reificação e as formas (im)possíveis de reconhecimento ali contidas podem ser identificadas em grande parte das profissões que servem ao modo de produção capitalista.pt_BR
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ymlisbao.pdf48,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.