Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49488
Tipo: TCC
Título: Levantamento de restrições urbanas de circulação de veículos de carga : Uma análise descritiva nas maiores cidades brasileiras
Autor(es): Carvalho, Davi Oliveira de.
Orientador: Aragão Junior, Dmontier Pinheiro
Palavras-chave: Logística;Restrições urbanas;Veículos de carga;Cidades brasileiras
Data do documento: 2019
Citação: CARVALHO, Davi Oliveira de.Levantamento de restrições urbanas de circulação de veículos de carga : uma análise descritiva nas maiores cidades brasileiras. 2019. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção). - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2019.
Resumo: Gradativamente os centros urbanos se expandem, tanto em número de habitantes quanto em suas atividades comerciais, fazendo com que mais pessoas trafeguem pelas vias da cidade e requerendo mais veículos de carga destinados a atender a demanda da população por diversos tipos de produtos. Porém, tal crescimento do fluxo de veículos e de pessoas deve ser acompanhado de um bom planejamento territorial e do tráfego urbano, e uma das ferramentas para tal são as restrições urbanas de circulação a veículos de carga. Fazer um levantamento de restrições urbanas de circulação a veículos de carga nas maiores cidades brasileiras auxilia no processo de gestão dos fluxos urbanos de mercadorias, facilitando que as relações de consumo sejam garantidas com eficiência nas cidades. Neste trabalho, buscou-se reunir informações sobre as restrições adotadas nas maiores cidades brasileiras, estudando o comportamento dessas, em que dias e horários são principalmente adotadas restrições, além de que tipos de vias são afetadas e a variação das restrições de uma região para outra dentro de um mesmo centro urbano, bem como em diferentes regiões do país com diferentes características sociais, espaciais, mercantis e econômicas sem se ater a tais aspectos. Almeja-se que tal conhecimento norteie a adoção de políticas mais efetivas para a criação de cidades com menos problemas de mobilidade. Dadas as constantes mudanças de legislação de trânsito, mostra-se complexa a tarefa de mapear de forma fidedigna um panorama nacional das restrições de circulação e de como são aplicadas, sendo diminuído o número de trabalhos acadêmicos que representem tal situação. Para abordar tal problema, fez-se necessário adotar uma abordagem de investigação qualitativa por meio de um modelo estruturado de investigação com a utilização da metodologia survey de modo que diferentes informações acerca das restrições possam ser estudadas uniformemente, buscando uma convergência das informações no levantamento das restrições. Por meio da aplicação do método proposto, foi possível delimitar as restrições a veículos de carga nas maiores cidades brasileiras quanto a aspectos de tipos de vias e como em tais vias são adotadas as restrições de dimensões físicas, de janelas temporais de tráfego e seus principais horários de restrição, e quais são as ocasiões em que essas limitações ao tráfego são mitigadas visando atender a prestação de serviço público aos moradores
Abstract: The urban centres are growing, both in population and in their business activities, which generates a greater number of travels through the city roads and a larger flow of freight vehicles designed to attend the population demand for various types of products and services. However, such exponential growth in the flow of vehicles and people must be coupled with a good plan of territorial use and urban traffic, the urban restrictions on the circulation of freight vehicles are considered silver bullet to mitigate this externality. A survey of common characteristics among higher cities contributes to the operators deal with the urban restrictions, enabling efficient business relations. The knowledge of the restrictions and how they are adopted according to the municipality may guide sustainable mobility policies in the cities. Given the frequently changes in the traffic legislation of the cities, the task of survey a Brazilian overview of urban restrictions and how they are applied in huge cities is complex, also the number of academic papers that represent this subject is reduced. To address this problem, it is necessary to adopt a qualitative research approach through a structured research model using a survey methodology, so different information about the constraints can be analysed. In this paper, we sought to gather information about the restrictions adopted in the largest cities in Brazil, studying their behaviour, in which days and times are mainly used by the government and especially what type of roads are affected and the variation of restrictions from one region to another within the same urban centre, as well as in different regions of the country with different social, spatial, market and economic characteristics without sticking to such aspects. By the proposed method, it was possible to identify the restrictions on cargo vehicles in the largest Brazilian cities, learning about: the road type aspects and how on such roads physical vehicle size restrictions; traffic time windows and their main restriction times are adopted; and when are these traffic limitations are mitigated to meet the provision of public service to residents of a city, among others.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49488
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - RUSSAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_docarvalho.pdf2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.