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dc.contributor.authorSantana, Wilder Kleber Fernandes de-
dc.contributor.authorSilveira, Éderson Luís da-
dc.contributor.authorFrancelino, Pedro Farias-
dc.date.accessioned2020-01-22T11:07:10Z-
dc.date.available2020-01-22T11:07:10Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSANTANA, Wilder Kleber Fernandes de; SILVEIRA, Éderson Luís da; FRANCELINO, Pedro Farias. Por um ensino dialógico de literatura na educação básica: nos teceres de Bakhtin e o círculo.Revista de Letras, Fortaleza, n. 38, v. 1, p. 32-42, jan./jun. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2358-4793-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49486-
dc.description.abstractThe present paper traced as a proposal a dialogical teaching of literature in basic education, based on the theoretical and methodological assumptions of Mikhail Bakhtin (1895-1975), Valentin N. Volóchinov (1895-1936) and Pável N. Medviédev (1891- 1938), members of the Bakhtin Circle.This proposal makes it possible for teachers of basic education to rethink their teaching practices, (re) accentuating methodologies whose prism is the interaction. Our objective, therefore, is to propose a dialogical teaching of literature for the formation of critical subjects, from the moment in which the socio-historical and interdiscursive conditions are taken into account, as well as the voices that cross each studied literary or discursive genre. As for the analytic act, the poem “José” by Carlos Drummond de Andrade was delimited as a corpus, which was originally published in 1942 and whose edition we use is that of 2009. It is expected that, as responsive and active subjects, researchers and teachers mobilize strategies of knowledge related to the subject, language, history and ideology, terms dear to the understanding of literary textspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letras UFCpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDialogospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titlePor um ensino dialógico de literatura na educação básica: nos teceres de Bakhtin e o círculopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho traçou como proposta um ensino dialógico de literatura na educação básica, com fundamentação nos pressupostos teórico-metodológicos de Mikhail Bakhtin (1895-1975), Valentin N. Volóchinov (1895-1936) e Pável N. Medviédev (1891-1938), integrantes do Círculo de Bakhtin. Esta proposta viabiliza a que professores da educação básica repensem suas práticas de ensino, (re)acentuando metodologias cujo prisma seja a interação. Nosso objetivo, por-tanto, é propor um ensino dialógico de literatura para a formação de sujeitos críticos, a partir do instante em que as condições sócio-históricas e interdiscursivas são levadas em conta, assim como as vozes que atravessam cada gênero literário ou discursivo estudado. Quanto ao ato analítico, delimitou-se como corpus o poema “José”, de Carlos Drummond de Andrade, que foi publicado originalmente em 1942, e cuja edição que utilizamos é a de 2009. Espera-se que, enquanto sujeitos responsivos e ativos, pesquisadores e docentes mobilizem estratégias de saber relacionadas ao su-jeito, à linguagem, à história e à ideologia, termos caros à compreensão de textos literários.pt_BR
dc.title.enFor a dialogical literary teaching in basic education: through the weavings of Bakhtin and the circlept_BR
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