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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49485
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Albuquerque, Mayara Cruz | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Vânia Maria Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-22T11:05:18Z | - |
dc.date.available | 2020-01-22T11:05:18Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Mayara Cruz; VASCONCELOS, Vânia Maria Ferreira. Palavra de mulher, novos leitores: a presença de escritoras nas aulas de literatura em escolas públicas do município de Quixeramobim. Revista de Letras, Fortaleza, n. 38, v. 1, p. 21-31, jan./jun. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2358-4793 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49485 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Letras UFC | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escritores | pt_BR |
dc.subject | Leitores | pt_BR |
dc.subject | Quixeramobim (CE) | pt_BR |
dc.title | Palavra de mulher, novos leitores: a presença de escritoras nas aulas de literatura em escolas públicas do município de Quixeramobim | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A produção literária foi uma conquista das mulheres e a legitimação da escrita feminina como uma escrita que também é capaz de fazer parte do campo literário não é uma luta superada, autoras ainda são menos reconhecidas e vistas em livros didáticos e bibliotecas escolares. A partir disso, esta pesquisa investigou a presença de textos de autoria feminina nas aulas de literatura em escolas públicas estaduais do município de Quixeramobim, localizado no Sertão Central do Ceará. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, culminando na aplicação de 264 questionários. O levantamento de dados constatou que escritoras estão sendo mais lidas, mas ainda há uma disparidade significativa no número de autoras e autores lidos, como também pro-fessores e professoras que nunca tinham parado para pensar na invisibilidade de escritoras nos livros didáticos, o que se reflete na escolha dos textos trabalhados ao longo do ano. Para discutir essas questões, dialogamos comas “vozes-mulheres” deRegina Dalcastagnè (2005), Virginia Woolf (2014), Zahidé Lupinacci Muzart (2003), entre outras pesquisadoras e escritoras | pt_BR |
dc.title.en | Women‘s words, new readers: the presence of women writers at literature classes in public schools of Quixeramobim | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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