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dc.contributor.authorAlbuquerque, Mayara Cruz-
dc.contributor.authorVasconcelos, Vânia Maria Ferreira-
dc.date.accessioned2020-01-22T11:05:18Z-
dc.date.available2020-01-22T11:05:18Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Mayara Cruz; VASCONCELOS, Vânia Maria Ferreira. Palavra de mulher, novos leitores: a presença de escritoras nas aulas de literatura em escolas públicas do município de Quixeramobim. Revista de Letras, Fortaleza, n. 38, v. 1, p. 21-31, jan./jun. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2358-4793-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49485-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letras UFCpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscritorespt_BR
dc.subjectLeitorespt_BR
dc.subjectQuixeramobim (CE)pt_BR
dc.titlePalavra de mulher, novos leitores: a presença de escritoras nas aulas de literatura em escolas públicas do município de Quixeramobimpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA produção literária foi uma conquista das mulheres e a legitimação da escrita feminina como uma escrita que também é capaz de fazer parte do campo literário não é uma luta superada, autoras ainda são menos reconhecidas e vistas em livros didáticos e bibliotecas escolares. A partir disso, esta pesquisa investigou a presença de textos de autoria feminina nas aulas de literatura em escolas públicas estaduais do município de Quixeramobim, localizado no Sertão Central do Ceará. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, culminando na aplicação de 264 questionários. O levantamento de dados constatou que escritoras estão sendo mais lidas, mas ainda há uma disparidade significativa no número de autoras e autores lidos, como também pro-fessores e professoras que nunca tinham parado para pensar na invisibilidade de escritoras nos livros didáticos, o que se reflete na escolha dos textos trabalhados ao longo do ano. Para discutir essas questões, dialogamos comas “vozes-mulheres” deRegina Dalcastagnè (2005), Virginia Woolf (2014), Zahidé Lupinacci Muzart (2003), entre outras pesquisadoras e escritoraspt_BR
dc.title.enWomen‘s words, new readers: the presence of women writers at literature classes in public schools of Quixeramobimpt_BR
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