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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49456
Tipo: | TCC |
Título: | Da Terra Vermelha vêm os humanos: comunicação inter-religiosa na semiosfera xinto-budista-cristã de Neon Genesis Evangelion |
Autor(es): | Pereira, Josieldo Silva |
Orientador: | Reinaldo, Gabriela Frota |
Palavras-chave: | Animação japonesa;Xintoísmo;Budismo;Cristianismo;Semiótica da cultura |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | PEREIRA, Josieldo Silva. “Da Terra Vermelha vêm os humanos”: comunicação Inter-religiosa na semiosfera xinto-budista-cristã de Neon Genesis Evangelion. 2019. 110f. TCC (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social/ Jornalismo, Fortaleza (CE), 2019. |
Resumo: | No senso comum, os animes, termo que abrevia as obras de animação em estilo mangá produzidas no Japão, são geralmente atribuídos ao público infantil, dada a quantidade de personagens em seus enredos elaboradas para representarem a faixa etária deste público. Diversos exemplos desta indústria cultural, no entanto, ultrapassam esta noção e evidenciam complexas relações de conteúdo, com apresentação de temas mais densos, caso do anime Neon Genesis Evangelion (新世紀エヴァンゲリオン, Shin Seiki Evangerion , Hideaki Anno, 1995). Seu enredo mostra um entrelace de temas pouco debatidos nos animes, tais como a inserção do niilismo, do existencialismo e a aglutinação de crenças religiosas, em especial a manifestação do cristianismo atrelado às narrativas e práticas do xintoísmo e do budismo, religiões basilares da sociedade japonesa. Mesmo com o cristianismo não exercendo, na História do Japão, um papel destacável como o xintoísmo e o budismo (HORI, 1981), a religião se estabelece nas imagens de Neon Genesis Evangelion de modo a se comunicar inter-religiosamente, propiciando um novo comportamento religioso. Esta pesquisa se debruça sobre esta comunicação a partir do espaço que o cristianismo ocupa nas zonas fronteiriças de uma semiosfera em que xintoísmo e budismo transitam conjunta e interculturalmente. Tais relações de dialogismos permitem supor a criação de um novo texto sistêmico moldado por trocas de signos religiosos em movimentação constante de uma fronteira a outra, possibilitando a manutenção de uma nova semiosfera cujo texto cultural central a pesquisa conseguiu abarcar pela adoção do termo xinto-budismo-cristão . O trabalho faz uso das noções de fronteira semiótica, semiosfera, texto cultural, símbolo, entre outras, sob o arcabouço da Semiótica da Cultura, cujo principal representante é o pesquisador russo Iuri Lotman (1990, 2000). Ao longo do texto, foram analisados alguns dos pontos principais dos 26 episódios da animação, à luz de discussões sobre as configurações religiosas também baseadas em autores como Sasaki (2011), Kaneoya (2012), Usarski (2009) e Shoji (2017). |
Abstract: | In common sense, anime, a term that refers to manga-style animation works produced in Japan, is generally attributed to children, given the amount of characters in their storylines designed to represent the age group of this audience. Several examples of this cultural industry, however, go beyond this notion and highlight complex content relations, with presentation of denser themes, such as the anime Neon Genesis Evangelion ( 新世紀エヴァ ンゲリオン, Shin Seiki Evangerion , Hideaki Anno, 1995). Its plot shows an interweaving of themes little discussed in the anime industry, such as the insertion of nihilism, existentialism and the agglutination of religious beliefs, especially the manifestation of Christianity linked to the narratives and practices of Shinto and Buddhism, religions that are basic to the Japanese society. Even though Christianity does not play a prominent role in the history of Japan such as Shinto and Buddhism (Hori, 1981), this religion establishes itself in the images of Neon Genesis Evangelion in order to communicate interreligiously, fostering new religious behavior. This research focuses on this communication from the space that Christianity occupies in the border areas of a semiosphere in which Shinto and Buddhism transit together and interculturally. Such dialogical relations allow us to suppose the creation of a new systemic structure shaped by exchanges of religious signs in constant movement from one border to another, enabling the maintenance of a new semiosphere whose central cultural text this research managed to embrace by the adoption of the term Shinto-Buddhism-Christian. This work studies the notions of semiotic border, semiosphere, cultural text, symbol, among others, under the framework of the Semiotics of Culture, whose main representative is the Russian researcher Iuri Lotman (1990, 2000). Throughout the text, some of the main points of the 26 episodes of the studied animation were analyzed in the light of discussions about religious configurations also based on authors such as Sasaki (2011), Kaneoya (2012), Usarski (2009) and Shoji (2017). |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49456 |
Aparece nas coleções: | JORNALISMO - Monografias |
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