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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49429
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Maia, Camila Lima | - |
dc.contributor.author | Quaresma, Renan Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-21T14:24:04Z | - |
dc.date.available | 2020-01-21T14:24:04Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | QUARESMA, Rena Rocha.Análise da influência de parâmetros geométricos de rodovias na frequência e severidade de acidentes rodoviários. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil). - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49429 | - |
dc.description.abstract | Given the need to provide safety from the infrastructure to the operation of the various modes of transport, this paper sought to analyze the influence that geometric parameters of highways have on the frequency and severity of accidents. This analysis was made for a 60.9 km stretch of highway BR-116, between Pacajus (km 52.90) and Boqueirão do Cesário (km 113.20), in the state of Ceará. The geometric parameters initially used were central angle, radius, development and superelevation, all obtained through the Executive Engineering and Environmental Studies Project for Duplication of Segment BR-116/CE, a document prepared by the National Department of Transport Infrastructure (DNIT), in 2014. Data on the history of road accidents were obtained from the Federal Highway Police (PRF) records, from January 2014 to June 2019. With the records it became possible to prepare of a database that gathered the geometric parameters for their respective curves. After a descriptive analysis of the data, the Negative Binomial (BN) model was adopted for accident frequency modeling and for severity a quantitative analysis was performed. The results show that the development variable has a strong impact on the frequency of accidents and that a significantly high proportion of the total accidents occur in curved sections, with a high possibility of accidents of severe severity. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Segurança viária | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros geométricos de rodovias | pt_BR |
dc.subject | Análise estatística | pt_BR |
dc.subject | Frequência de acidentes | pt_BR |
dc.subject | Severidade de acidentes | pt_BR |
dc.title | Análise da influência de parâmetros geométricos de rodovias na frequência e severidade de acidentes rodoviários | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.co-advisor | Paz, Rosineide Fernandes da | - |
dc.description.abstract-ptbr | Haja vista a necessidade de prover segurança desde a infraestrutura até a operação dos diversos modos de transportes, este trabalho buscou analisar a influência que os parâmetros geométricos de rodovias têm na frequência e severidade de acidentes. Esta análise foi feita para um trecho rodoviário de 60,9 km da BR-116, compreendido entre Pacajus (km 52,90) e Boqueirão do Cesário (km 113,20), no estado do Ceará. Os parâmetros geométricos inicialmente utilizados foram ângulo central, raio, desenvolvimento e superelevação, todos obtidos por meio do Projeto Executivo de Engenharia e Estudos Ambientais para Duplicação de Segmento na Rodovia BR-116/CE, documento elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no ano de 2014. Já os dados acerca do histórico de acidentes rodoviários, foram obtidos através dos registros da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no período de janeiro de 2014 a junho de 2019. Com os registros tornou-se possível a elaboração de um banco de dados que reunia os parâmetros geométricos referente às suas respectivas curvas. Após uma análise descritiva dos dados, adotou-se o modelo Binomial Negativo (BN) para a modelagem de frequência de acidentes e para a severidade foi feita uma análise quantitativa. Os resultados mostram que as variáveis Ângulo Central, Raio e Interação entre Ângulo Central e Raio possuem forte impacto na frequência de acidentes e que uma parte significativamente alta do total de acidentes ocorre em trechos curvos, com grande possibilidade de acidentes de severidades grave. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - RUSSAS - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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