Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49420
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria Auricélia da-
dc.contributor.authorBarbosa, Jaiane Ramos-
dc.contributor.authorCastro Filho, José Aires de-
dc.date.accessioned2020-01-21T13:53:03Z-
dc.date.available2020-01-21T13:53:03Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Auricélia da; BARBOSA, Jaiane Ramos; CASTRO FILHO, José Aires de. Aprender a colaborar, colaborar para aprender: práticas pedagógicas com suporte computacional. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade IV. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 427-440.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-602-0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49420-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectTrabalho colaborativopt_BR
dc.subjectCultura da pazpt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.titleAprender a colaborar, colaborar para aprender: práticas pedagógicas com suporte computacionalpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrNa atualidade, o trabalho colaborativo pode ser considerado prática frequente nos diversos segmentos sociais. A escola pode promover ensino e aprendizagem nessa perspectiva, mediante a participação e a colaboração de educadores e educandos, visto que a instituição escolar é, por excelência, o ambiente adequado à vivência de experiências promotoras de paz, diálogo e colaboração. Numa sociedade em que valores como respeito ao outro, diálogo, tolerância e solidariedade são cada vez mais discutidos e buscados, faz-se necessário vivenciar práticas colaborativas, a fim de que professores e alunos construam o conhecimento através de interações produtivas, ajuda mútua, negociação de ideias, aspectos que favorecem as aprendizagens individual e coletiva. Trata-se não só de aprender a colaborar, mas também de colaborar para aprender. Nesse processo, o trabalho colaborativo impulsiona a vivência de práticas pedagógicas capazes de potencializar a aprendizagem colaborativa, mediante a apreensão dos conteúdos curriculares e a internalização de valores e atitudes fundamentais à convivência social e à construção de uma cultura de paz na escola. A partir dessas concepções, este trabalho discute a importância das interações colaborativas no processo ensino-aprendizagem. Discorre, também, sobre o surgimento, o conceito e os fundamentos da aprendizagem colaborativa e como essa perspectiva pode ser desenvolvida com suporte computacional. O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido numa escola cearense integrante do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), em que professores e alunos desenvolveram um projeto colaborativo com o apoio do laptop, da Internet, do Sistema Online para Criação de Projetos e Comunidades (SÓ- CRATES) e de ferramentas colaborativas do Google Drive. A realização dessa experiência demonstrou que é possível utilizar o laptop e seus aplicativos, bem como recursos digitais online para promover ensino e aprendizagem de alunos e professores na perspectiva colaborativa e, por conseguinte, agregar os atores do processo ensino-aprendizagem e produzir relações grupais, solidárias e pacíficas no ambiente escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:DFE - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_masilvajrbarbosa.pdf8,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.