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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49381
Tipo: | Tese |
Título: | Olhar sobre capacitação: conhecimento elaborado pelas enfermeiras do programa de saúde da família |
Autor(es): | Vilela, Alba Benemérita Alves |
Orientador: | Jorge, Maria Salete Bessa |
Palavras-chave: | Saúde da Família;Saúde Pública;Educação Continuada |
Data do documento: | 2003 |
Citação: | VILELA, A. B. A. Olhar sobre capacitação: conhecimento elaborado pelas enfermeiras do programa de saúde da família. 2003. 165 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Fortaleza, 2003. |
Resumo: | Este trabalho de tese, devido à sistemática da abordagem feita e da análise dos dados obtidos, é de natureza descritiva, baseado na Teoria das Representações Social (TRS) de Sergl Moscovici. Teve este estudo como objetivos: apreender as Representações Sociais sobre a prática das enfermeiras capacitadas pelo pólo e o que determina essas Representações Sociais; compreender a construção dessas Representações Sociais pelas enfermeiras envolvidos no programa; analisar a importância das Representações Sociais, elaboradas pelas enfermeiras, no que se refere ao dimensionamento de suas práticas no programa; e descrever a contribuição das Representações Sociais, na avaliação da prática profissional das enfermeiras capacitadas pelo pólo. O percurso metodológico desenvolvido por nós seguiu os seguintes caminhos: no primeiro momento, realizamos um arrolamento dos atores sociais que fizeram parte deste estudo: as enfermeiras egressas de dois cursos de especialização, realizados no período de 1996 a 1999, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)/ Campus de Jequié, do Pólo de Capacitação, Educação Permanente de Pessoal da Saúde da Família da Bahia; no segundo momento, fizemos contatos com as secretarias municipais de- saúde de cada município, solicitamos autorização de seu Conselho Municipal de Saúde (CMS) para a realização das entrevistas e observação no campo de trabalho onde essas enfermeiras se encontravam desenvolvendo suas atividades. Na construção dos dados, utilizamos a entrevista semi-estruturada; a observação de campo com anotações no diário de campo, e a associação livre de palavras. Na análise da associação livre de palavras, utilizamos o software Tri-deux Mot. Para a categorização das entrevistas, tomamos a Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e de Vala (1999),'por entender que a apálise pautada nas referidas teorias contempla os objetivos deste estudo. Essa análise foi feita através de uma trjangulaçao suportada na análise de conteúdo das entrevistas e no diário de campo, no Tri-deux, vez que esse método contempla a TRS. Como reflexões finais, entendemos que os cursos de especialização foram apreendidos e representados nos' discursos das enfermeiras através da análise de conteúdo, referendado pelas observações livres durante a coleta dos dados é que, em seu contexto final, houve mudança significativa em seu caminhar através de um novo modo de ver, ouvir, refletir, avaliar e planejar as ações dentro das equipes do PACS e do PSF nos municípios em que essas enfermeiras se encontram desenvolvendo suas atividades cotidianas. O que vai ser convalidado na análise do Tri-Deux Mot que fica essas mudanças apreendidas e representadas pelas enfermeiras com menos de cinco anos de serviço e menos de trinta anos de idade numa aprendizagem que as levou a uma mudança da prática em seu cotidiano; enquanto, para as enfermeiras com mais de cinco anos de trabalho e mais de trinta anos de idade, representou esses cursos uma aprendizagem. Deixamos aqui um indicativo de que as atividades da enfermeira do PACS e PSF foram construídas dentro das realizações e ações advindas de suas atividades acumuladas em seu caminhar nesses cursos; existe ainda a compreensão de que eles contemplaram de certa forma algumas demandas dos atores sociais deste estudo, mas que necessitam ser burilado na perspectiva de preeVfoher lacunas que sempre são deixadas passar no processo de educação permanente de profissionais de saúde, q ue n ada m ai s é q ue u m cuidar d o o u tr o d e m a ne i r a a mp 1 a e c o n ti u u ad a. |
Abstract: | Due to the approach systematic and to obtained data analysis, this thesis work may be recognized by its qualiíative nature on the basis of Social Representations Theory (TRS) of Sergí Moscovici. The naain goals were to apprehend social represeníations in the practice of college levei nurses qualified by Bahia’s Family Health Program Personnel Capacitating and Permanent Education Pole, and what determinate those represeníations; to comprehend the construetion of those represeníations by college levei professionals involved in the program; to study the importance of the represeníations elaborated by college levei nurses, relatively to dimensioning their practice in the program; and to describe the contribution of social representations in the evaluation of professional practice of college levei nurses qualified by the Pole. The methodological path was, first, to list social actors that focused in this work: male and female nurses graduated by two specializing courses of the Pole, from 1996 to 1999, in Jequié campus of Southern Bahia State University; then, in connection with health secretaries of each municípality, to ask the graní of their municipal health councils to iníerview and observe, in their work fiekl, those nurses activities, scheduling interviews in their work places. Semi-structured iníerview, fiekl observation registered in fiekl log and free word association were used for data construction. Free word association was analyzed through Tri-deux Mot software. Bardin (1977) and Vala' (1999) content analysis was used for iníerview categorization, considering that their theories match the lines of this work. That analysis was based on three poínts — Tri-deux software, iníerview content analysis and field log for that method fit TRS. In conclusion, it was understood that, for nurses with less than five years Service and under 30, the specializing courses were apprehended and represented as an apprenticeship that lead to a change in their daily practice;'meanwhile, nurses with more than five years Service and over .^0 represented those courses as apprenticeship. It was validated by final content analysis. thht the nurses speech showed observations on a significam change in their trajectory through new ways of seeing^istening, reflecting, evaluating and action planning, in PACS and PSF teams of the municipalities where they work. It was pointed that PACS and PFS nurses’ profile was constructed within realizations and actions from the path of their activities in those programs. There is alsodhe comprehension that those courses meet, in some way, the demands of the social actors focused in this work, but need to be refined irqorder to fill the lacks always neglected in the process of health professionals permanent educàtion, which is nothing more than widely and permanently taking care of another one. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49381 |
Aparece nas coleções: | DENF - Teses defendidas na UFC |
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