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Tipo: Artigo de Evento
Título: Das Linhas do Texto às Linhas no Tecido: a tradução intersemiótica de A Moça Tecelã, de Marina Colasanti, para ilustrações bordadas pelo grupo Matizes Dumont
Autor(es): Bouty, Alessandra Marinho
Reinaldo, Gabriela Frota
Palavras-chave: Intersemiótica - Tradução;Imagem;Bordado
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: UNIFOR
Citação: BOUTY, Alessandra Marinho; REINALDO,Gabriela Frota. Das Linhas do Texto às Linhas no Tecido: a tradução intersemiótica de A Moça Tecelã, de Marina Colasanti, para ilustrações bordadas pelo grupo Matizes Dumont.In: ENCONTRO DE POS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 27., 16-18.out.2017, Fortaleza(CE). Anais...Fortaleza(CE): UNIFOR. 2017
Resumo: A produção de imagens pelo homem é parte do seu reconhecimento como ser consciente, diferenciando-o dos animais ditos irracionais. Ao mesmo tempo presença, corpo e meio, as imagens são a tradução de pensamentos, memórias, sentimentos e intuições de um produtor, associadas ao que é visível e vivido na experiência do mundo. Ilustrações de livros são a materialização das histórias, somadas às imagens internas do ilustrador e às imagens que ele capta do mundo, tornando-se, elas mesmas, uma narrativa visual repleta de significados que se atrelam ao texto, complementando e enriquecendo a escrita. Neste artigo, sob a luz de autores como Hans Belting, Alberto Manguel, Vilém Flusser, Roman Jakobson e Sophie Van der Linden será analisada a tradução intersemiótica do conto A Moça Tecelã, de Marina Colasanti, para as ilustrações em bordados do grupo Matizes Dumont na edição de 2004 da Editora Global.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49353
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