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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Reflexões sobre o imperativo do gozo e a mercadorização da cultura
Título em inglês: Thoughts on imperative of enjoyment and commodification of culture
Autor(es): Gaião, Brunno Fernandes da Silva
Leão, André Luiz Maranhão de Souza
Palavras-chave: Carnaval;Cultura popular;Mercadonização
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Diego de Queiroz Machado
Citação: GAIÃO, Brunno Fernandes da Silva; LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza. Reflexões sobre o imperativo do gozo e a mercadorização da cultura. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 16, n. 3, p. 208-231, set./dez. 2018.
Resumo: Partindo do pensamento žižekiano e tendo em mente o contexto da sociedade pós-industrial contemporânea, este artigo tem por objetivo discutir a relação entre a ideologia do imperativo do gozo vigente e o crescente processo de mercadorização da cultura em nossa época. Abordamos o caso particular do Carnaval do Recife como recurso ilustrativo para conduzir nossa reflexão. A instrumentalização da cultura como recurso a ser aplicado para alcançar o crescimento econômico e sociopolítico estabelece os parâmetros de como as festas populares devem ser realizadas e fruídas. As festas são concebidas, planejadas e preparadas dentro do horizonte da experiência de consumo, podendo ser consideradas objetos de desejo do sujeito-consumidor. A dimensão histórico-cultural é relegada a segundo plano na realização dos eventos. Por meio desta economia libidinal, o capitalismo avança na transformação dos elementos da vida social em mercadorias/objetos de desejo, em prol da manutenção de sua lógica de mercado.
Abstract: Assuming žižekian thinking and having in mind the context of contemporary post-industrial society, this article aims to discuss the relationship between the prevailing ideology of enjoyment and the growing process of commodification of culture in our time. We approach the particular case of Recife’s Carnival as an illustrative resource for our reflection. The instrumentalization of culture as a resource to be applied to achieve economic and socio-political growth establishes the parameters of how popular festivals should be held and enjoyed. The parties are conceived, planned, and prepared within the horizon of the consumption experience, and can be considered objects of desire of the subject-consumer. The historical and cultural dimensions are relegated to the background in the realization of events. Through this libidinal economy, capitalism advances in transforming the elements of social life into commodities/objects of desire, supporting the maintenance of its market logic.
Resumen: Asumiendo el pensamiento žižekiano, este artículo tiene por objetivo discutir la relación entre la ideología del imperativo del goce vigente y el creciente proceso de mercadeo de la cultura en nuestra época. Abordamos el caso particular del Carnaval de Recife como recurso ilustrativo para la conducción de nuestra reflexión. La instrumentalización de la cultura como recurso a ser aplicado para alcanzar el crecimiento económico y sociopolítico establece los parámetros de cómo las fiestas populares deben ser realizadas y disfrutada. Las fiestas son concebidas y planificadas dentro del horizonte de la experiencia de consumo, pudiendo ser consideradas objetos de deseo del sujeto-consumidor. La dimensión histórico-cultural es relegada a segundo plano en la realización de los eventos. Por medio de esta economía libidinal, el capitalismo avanza en la transformación de los elementos de la vida social en mercancías/objetos de deseo, en pro del mantenimiento de su lógica de mercado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49143
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