Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49138
Tipo: Resumo
Título: A audiodescrição como recurso de acesso à informação na produção de acervo para pessoas com deficiência visual
Autor(es): Sousa, Clemilda dos Santos
Alves, Soraya Ferreira
Palavras-chave: Audiodescrição;Acessibilidade;Pessoa com deficiência;Biblioteca universitária
Data do documento: 2019
Citação: SOUSA, Clemilda dos Santos; ALVES, Soraya Ferreira. A audiodescrição como recurso de acesso à informação na produção de acervo para pessoas com deficiência visual. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 28., 2019, Vitória. Anais eletrônicos [...]. [São Paulo]: FEBAB, 2019.
Resumo: O segmento social de pessoas com deficiência, no decorrer da história, busca a oportunidade de acesso à educação, para exercer sua cidadania. Nesse âmbito, a universidade configura uma oportunidade para que pessoas com deficiência possam ascender a novos horizontes, conquistar autonomia e ser reconhecidas, não pela deficiência, mas por sua competência profissional. Não obstante, no ambiente universitário, há consideráveis dificuldades, tais como os aspectos ligados ao acesso à informação. Sendo assim, a aquisição do saber reclama uma visão sobre o acesso à informação imagética contida na literatura dos acervos das bibliotecas universitárias, de forma maneira à singularidade de cada pessoa em sua condição de deficiência. O objetivo geral desta pesquisa é propor estratégias para instrumentalizar audiodescritores na elaboração de descrições de imagens em livros da área das Ciências Exatas. A metodologia escolhida foi a realização de um estudo bibliográfico e descritivo. Os resultados confirmam a audiodescrição como recurso relevante na edição de livros em formato acessível para pessoas com deficiência visual, e exprimem estratégias que podem contribuir na elaboração de descrições de imagens estáticas de natureza científica na produção de acervos para pessoas com deficiência visual.
URI: https://portal.febab.org.br/anais/article/view/2134
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49138
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BU - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_resumo_cssousa.pdf299,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.