Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49137
Tipo: Resumo
Título: Acessibilidade informacional no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará: relato de criação e implantação da Seção de Atendimento à Pessoa com Deficiência
Autor(es): Sousa, Clemilda dos Santos
Silva, Giordana Nascimento de Freitas e
Soares, Francisco Jonatan
Maia, Ana Elizabeth Albuquerque
Farias, Alanna Larisse Saraiva de
Palavras-chave: Biblioteca Universitária;Acessibilidade;Pessoa com deficiência;Atendimento ao usuário
Data do documento: 2019
Citação: SOUSA, Clemilda dos Santos; SILVA, Giordana Nascimento de Freitas e; SOARES, Francisco Jonatan; MAIA, Ana Elizabeth Albuquerque; FARIAS, Alanna Larisse Saraiva de. Acessibilidade informacional no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará: relato de criação e implantação da Seção de Atendimento à Pessoa com Deficiência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 28., 2019, Vitória. Anais eletrônicos [...]. [São Paulo]: FEBAB, 2019.
Resumo: Ao longo de dez anos, a Universidade Federal do Ceará (UFC) vem desempenhando diversas ações no sentido de promover não somente o ingresso das pessoas com deficiência, mas uma permanência de qualidade. Com a política de cotas, no ano de 2018, houve um aumento no ingresso de alunos com deficiência na universidade, o que resultou no crescimento da demanda por materiais em formato acessível, principalmente por pessoas cegas. O Sistema de Bibliotecas da UFC percebeu, então, a necessidade de ampliação do atendimento ao público em foco. Dessa forma, surgiu a Seção de Atendimento à Pessoa com Deficiência (SAPD), como uma resposta a essa demanda. Nessa perspectiva, este trabalho objetiva relatar a experiência de criação e implantação da SAPD, bem como dos nove núcleos de acessibilidade inseridos em cinco bibliotecas da capital e quatro do interior do estado. Com efeito, buscou-se descrever as ações realizadas em rede a partir do estabelecimento de três eixos de atuação: planejamento e gestão, formação e eventos. Ademais, acredita-se que o trabalho desenvolvido tem sido profícuo, haja vista termos percebido que a comunidade atendida tem se sentido acolhida para demonstrar suas necessidades e satisfeitas com o aprendizado obtido a partir dos documentos recebidos. Destarte, ponderamos que o contato com os usuários tende a crescer progressivamente à medida que os serviços disponibilizados são divulgados no dia a dia da universidade.
URI: https://portal.febab.org.br/anais/article/view/2276
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49137
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BU - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_resumo_cssousa.pdf218,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.