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dc.contributor.advisorRibeiro, Ítalo Mendes da Silva-
dc.contributor.authorMacêdo, Luiza Ananda Silva-
dc.date.accessioned2020-01-03T14:17:07Z-
dc.date.available2020-01-03T14:17:07Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMACEDO, Luiza Ananda Silva. Uma análise qualitativa para recomendações de melhorias para a user experience do Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Crateús. 2019. 70f.Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus Crateús, Crateús, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49110-
dc.description.abstractSociety is constantly evolving, and as evolution occurs, technology accompanies it and becomes more present in people’s daily lives each year. With the evolution of the culture of society and technology, the development of software products is increasingly characterized by interactive systems. As a result of this characterization, the perspective of who the user is changed from the scientists, the developers themselves, and ultimately the ordinary people who are the end users we have today. Thus arises the concept of Usability that ensures that the products developed are adequate to meet user needs effectively and efficiently. Later, with the user becoming the center of interaction between man and machine, it became necessary to consider the subjective aspects that affect the user’s feelings and emotions when interacting with a system, this was called User Experience - UX. The User Experience is very important, since the success - or failure - of a product depends on what results from the user-product experience. That said, it is desirable to evaluate the UX of a product, either during its development or after its deployment in the user environment. Thus, the objective of this paper is to perform an assessment of the UX Electronic Information System (SEI), a system used in the judiciary and federal educational institutions. The analysis performed uses the observation, interview and questionnaire methods and recommendations for improvements to SEI are presented through a prototype, in order to benefit its users, providing a positive experience during the interaction.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectExperiência do Usuáriopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectSEIpt_BR
dc.titleUma análise qualitativa para recomendações de melhorias para a user experience do Sistema Eletrônico de Informação (SEI)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorBraz, Leonara de Medeiros-
dc.description.abstract-ptbrA sociedade está em constante evolução e, ao passo que a evolução ocorre, a tecnologia a acompanha e torna-se mais presente no cotidiano das pessoas a cada ano. Com a evolução da cultura da sociedade e da tecnologia, o desenvolvimento de produtos de software têm se caracterizado, cada vez mais, por sistemas interativos. Em consequência dessa caracterização, mudou-se a perspectiva de quem é o usuário, passando pelos cientistas, pelos próprios desenvolvedores e, por fim, pelas pessoas não especialistas que são os usuários finais que temos hoje. Assim, surge o conceito de Usabilidade, que garante que os produtos desenvolvidos sejam adequados para suprir as necessidades do usuário de forma eficaz e eficiente. Posteriormente, com o usuário tornando-se o centro da interação entre homem e máquina, viu-se a necessidade de levar em consideraçãoosaspectossubjetivosqueafetamossentimentoseemoçõesdousuárioaointeragir com um sistema, para essa área de estudo deu-se o nome de User Experience - UX (Experiência doUsuário). AExperiênciadoUsuárioémuitoimportante,vistoqueosucesso-oufalha-deum produto depende do que resulta da experiência entre o usuário e o produto. Dito isso, é desejável que se avalie a UX de um produto, seja durante seu desenvolvimento, seja após sua implantação no ambiente do usuário. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é realizar uma avaliação da UX do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), sistema utilizado no setor judiciário e em instituições federais de ensino. A análise realizada utiliza os métodos de observação, entrevista e questionário e são apresentadas recomendações de melhorias para o Sistema Eletrônico de Informação (SEI) através de um protótipo, afim de beneficiar seus usuários, proporcionando uma experiência positiva durante a interação.pt_BR
Aparece nas coleções:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - CRATEÚS - Monografias

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