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dc.contributor.authorCarvalho, Francisco Gilmar Cavalcante de-
dc.date.accessioned2019-12-30T17:48:07Z-
dc.date.available2019-12-30T17:48:07Z-
dc.date.issued1985-
dc.identifier.citationCARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de. Contribuição cearense à propaganda do Piauí. Revista de Comunicação Social, Fortaleza (CE), v. 15, n. 1, p. 23-53, jan./jun. 1985.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49087-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Comunicação Socialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCearápt_BR
dc.subjectPiauípt_BR
dc.subjectImprensa e propagandapt_BR
dc.subjectComunicação de massa e propagandapt_BR
dc.titleContribuição cearense à propaganda do Piauípt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs afinidades entre Ceará e Piauí partem da vizinhança, mas extrapolam a simples contingência geográfica e se firmam num contexto mais amplo, onde as causas podem ser buscadas nas fontes históricas. Na verdade fomos, ambos, beneficiados pelas trilhas de gado que cruzaram o São Francisco, a partir de Pernambuco e Bahia e colonizaram, definitivamente, este pedaço do Brasil. Os laços são mais fortes que o determinismo histórico, a pobreza atávica e superam divergências de fronteiras. Aqui é forçoso mencionar a arbitrariedade de uma divisão geográfica que não levou em conta diferenças culturais ou peculiaridades do meio ambiente. Podemos dizer, sem um maior aprofundamento da questão, que além do mesmo sotaque, temos o mesmo talento para superar dificuldades e conviver com as intempéries. A serra da Ibiapaba não é um anteparo suficiente para conter uma influência que se troca, nos dois sentidos, ou para impedir que acima dos marcos políticos se possa falar num ponto de vista nordestino de viver, buscar soluções e agir em conjunto. Isso nos faz, umbilicalmente irmãos. Não é verdade que só chove no Ceará se chover antes no Piauí? O que teria levado à descoberta do Piauí? O intercâmbio sempre se deu. O que este texto tenta demarcar é sua importância sob o ponto de vista da comunicação. Delimitado o objeto de estudo e numa leitura atenta de jornais da época, complementada por entrevistas com o pessoal envolvido, fica a certeza de que os anos 60 marcaram a eclosão de um processo acirrado no início da década seguinte. Atingindo seis Estados e com uma audiência de 5 milhões de pessoas, a Tv Ceará era a televisão de meio nordeste. "Quase todo o Piauí nos vê", dizia o intertítulo de anúncio publicado pelo Correio do Ceará. A enumeração de 14 municípios e a parte destacada do mapa deixam entrever uma certa ênfase na afirmativa. Mas é impossível negar esta presença que se fazia mais forte nas praças chaves de Parnaíba e Teresina.[...]pt_BR
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