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Tipo: Artigo de Evento
Título: Agência pública e o uso de ferramentas de transparência como reforço de credibilidade no jornalismo independente
Autor(es): Lima, Raphaelle Christine Batista de
Palavras-chave: Jornalismo;Credibilidade;Transparência
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo
Citação: LIMA, Raphaelle Christine Batista de. Agência pública e o uso de ferramentas de transparência como reforço de credibilidade no jornalismo independente. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 17., 6-8 nov. 2019, Goiânia (GO). Anais... Goiânia (GO): Universidade Federal de Goiás (UFG), 2019.
Resumo: Em meio às transformações ocorridas desde o surgimento da Internet, vimos crescer o volume de informação produzida por pessoas, empresas e governos. Cada vez mais, o poder público é cobrado por transparência. Por meio de políticas públicas de informação, o Estado criou ferramentas que possibilitam aos cidadãos e jornalistas acompanhar suas ações. É o caso da Lei de Acesso à Informação, dos Portais de Transparência e do Diário Oficial da União. A Agência Pública, iniciativa de jornalismo independente com oito anos de atuação no Brasil, tem como missão investigar práticas de antitransparência. Sendo assim, questionamos como e com qual frequência a Agência tem usado as ferramentas de acesso à informação e transparência pública, bem como de que maneira isso fortalece sua credibilidade. Inspirados na Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), analisamos reportagens publicadas durante o mês de maio de 2019.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49066
ISSN: 2316-7564
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