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Tipo: Capítulo de Livro
Título: Cinema e autoridade no ensino de história da África: diálogos introdutórios sobre um modo de proceder
Autor(es): Moraes, Kleiton de Sousa
Palavras-chave: África;Investigação - Cultura
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Plebeu Gabinete de Leitura/Pós-graduação em História - UFC
Citação: MORAES, Kleiton de Sousa. Cinema e autoridade no ensino de história da África: diálogos introdutórios sobre um modo de proceder. In: RIBARD, Franck Pierre Gilbert (org.). Palavras e imagens de um encontro em torno do cinema Africano. Fortaleza: Plebeu Gabinete de Leitura/Pós-graduação em História - UFC, 2018. p. 89-100.
Resumo: Após a descoberta pelos conquistadores do século XV, após a chegada dos exploradores do século XIX, a que se seguiram, nos dois casos, fases muitos duras e com frequência negativas para a África, eis que surge o tempo dos investigadores desinteressados. Para os jovens trata-se um empreendimento tão apaixonante como viajar no espaço. Mas este grande desígnio deverá ser uma obra de pesquisa humanista, não de conquista opressiva. A história da África não será escrita realmente por frenéticos da reivindicação. Sê-lo-á ainda menos pelos diletantes sem simpatia, desejosos simplesmente, na melhor das hipóteses, de preencherem os seus lazeres de cidadãos de países superdesenvolvidos. Será escrita por não africanos que tenham posto de lado a libré imperial dos “civilizadores” para tomarem a vestimenta mais modesta, mas muito mais bela do humanista. Homens destes são nossos amigos e, ao mesmo tempo, amigos da verdade.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49057
ISBN: 978-85-93619-04-5
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