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dc.contributor.authorDiogo, Ana Paula Sancho-
dc.contributor.authorFarias Junior, Lindolfo Ramalho-
dc.contributor.authorCosta, Frederico Jorge Ferreira-
dc.date.accessioned2019-12-23T19:44:27Z-
dc.date.available2019-12-23T19:44:27Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationDIOGO, Ana Paula Sancho; FARIAS JUNIOR, Lindolfo Ramalho; COSTA, Frederico Jorge Ferreira. Reflexões sobre o pensamento didático-estético de Comenius a partir de seus intérpretes, no contexto de um diálogo com Marx e Lukács. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 9, n. 11, p. 125-139, maio 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4735-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49039-
dc.description.abstractThis article exposes the bibliographic search results for seminar presentation purposes about the thinker Comenius in Discipline Theories of Education and Teacher Training in the Postgraduate Course in Education of the State University of Ceará. Aims to analyze textbook technology, the art and aesthetics of didacography as a universal methodology for the teaching proposed by Comenius in an attempt to perceive the nuances of these human objectifications under the critical view of Karl Marx and George Lukacs. The method used was historical materialism for understanding the object under study, whereas the heritage of the great human productions are baselines for Marxian thought. Bibliographic analysis is an initial approach technique that reveals the appearance of the searched object in search of its essence. The categories developed by Comenius differ from those developed by Marx and Lukács, although it is clear that the education of the 21st century capitalist world engenders a way of doing comenian education to the detriment of the possibilities pointed out by Marx in the formation of the universal man.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica Arma da Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia do livro didáticopt_BR
dc.subjectArte e estética da didacografiapt_BR
dc.subjectMetodologia Universalpt_BR
dc.subjectComenius, Johann Amos, 1592-1670pt_BR
dc.titleReflexões sobre o pensamento didático-estético de Comenius a partir de seus intérpretes, no contexto de um diálogo com Marx e Lukácspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo expõe os resultados da pesquisa bibliográfica para fins de apresentação de seminário sobre o pensador Comenius na Disciplina Teorias da Educação e Formação de Professores no Curso de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Objetiva analisar a tecnologia do livro didático, a arte e a estética da didacografia como metodologia universal para o ensino proposto por Comenius na tentativa de perceber as nuances dessas objetivações humanas sob a visão crítica de Karl Marx e George Lukács. O método utilizado foi o materialismo histórico para a compreensão do objeto em estudo, visto que a herança das grandes produções humanas são linhas basilares para o pensamento marxiano. A análise bibliográfica é uma técnica de aproximação inicial que desvela a aparência do objeto pesquisado na busca de sua essência. Verifica-se que as categorias desenvolvidas por Comenius se distanciam daquelas desenvolvidas por Marx e Lukács, embora perceba-se que a educação do mundo capitalista do século XXI engendra uma forma de fazer educação comeniana em detrimento das possibilidades apontadas por Marx na formação do homem universal.pt_BR
dc.title.enReflections on pedagogical-esthetic thinking of the comenius from theur interpreters, in the context of a dialogue with Marx and Lukácspt_BR
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