Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49031
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBuczek, Yohana Graziely de Oliveira-
dc.contributor.authorDomingues, Analéia-
dc.date.accessioned2019-12-23T18:31:10Z-
dc.date.available2019-12-23T18:31:10Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBUCZEK, Yohana Graziely de Oliveira; DOMINGUES, Analéia. O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos e a disseminação da cultura empreendedora nas escolas. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 9, n. 11, p. 86-103, maio 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4735-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49031-
dc.description.abstractThis article discusses the Young Entrepreneurs First Steps (JEEP) program offered and funded by the Brazilian Micro and Small Business Support Service (SEBRAE) to public schools through a partnership between the public and private sectors. In order to understand SEBRAE's intentions in the formation of teachers who work from 1st to 5th grade in the municipal basic education network, we seek to understand in a historical perspective the political, economic and social context in which this program was materialized. We try to understand the interest of the private sphere for public education and what represents the JEEP in the current conjuncture of crisis and structural unemployment. We used as theoretical foundation the Historical Dialectical Materialism and documentary analysis of the formation material teachers Young Entrepreneurs First Steps: Methodological Rationale and Participant Manual. The JEEP program aims at the conversion of the teaching function and evidences the political and ideological control character of the teacher. In essence, it represents a way for capital to establish a new socio-metabolic control of labor in the context of the structural crisis.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica Arma da Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Jovens Empreendedores Primeiros Passospt_BR
dc.subjectCrise estrutural do capitalpt_BR
dc.subjectSEBRAEpt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.titleO Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos e a disseminação da cultura empreendedora nas escolaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem como objeto de discussão o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP) ofertado e custeado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) às escolas públicas, a partir de parceria entre os setores público e privado. Para compreendermos as intenções do SEBRAE na formação de professores que atuam do 1° ao 5° ano na rede básica municipal, buscamos entender numa perspectiva histórica o contexto político, econômico e social em que esse programa foi materializado. Intentamos compreender o interesse da esfera privada pela educação pública e o que representa o JEEP na atual conjuntura de crise e desemprego estrutural. Utilizamos como fundamentação teórica o Materialismo Histórico-Dialético e análise documental do material de formação professores Jovens Empreendedores Primeiros Passos: Fundamentação Metodológica e Manual do Participante. O programa JEEP objetiva a reconversão da função docente e evidencia caráter de controle político e ideológico do professor. Em sua essência representa uma forma do capital estabelecer um novo controle sociometabólico do trabalho no contexto da crise estrutural.pt_BR
dc.title.enThe young entrepreneurs first steps program and the dissemination of entrepreneurial culture in schoolspt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_ygobuczekadomingues.pdf245,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.