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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Viviane Gomes Pereira-
dc.contributor.authorSilva, Fernando Luiz Firmino da-
dc.date.accessioned2019-12-23T18:19:50Z-
dc.date.available2019-12-23T18:19:50Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSILVA, Fernando Luiz Firmino da. Despertando a motivação para o aprendizado de ciências utilizando jogo lúdico no ensino fundamental. 2015. 38 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49024-
dc.description.abstractThis paper presents an analysis of how the playful game combined with traditional classroom can assist in the learning matter of pure substances and mixtures in the 9th grade of elementary school. The study was realized in a private educational institution from the city of Fortaleza, with 32 students and an age group ranging between 13 and 15 years. The methodology consisted of applying an initial questionnaire to check the students' prior knowledge, followed by lecture and the application of fisioQUÍMICA game. The game used was developed following the trend of a strategy game that uses chemicals in food and in the students daily life and their effects on the human body. After the game, we used the final questionnaire to assess progress achieved through the content covered in class and the use of didactic game as an aid learning. It was observed that the students had a progress in the knowledge passed on through traditional classroom, facilitating their differentiation between types of mixtures and identification of pure substances and that fisioQUÍMICA game was well accepted by the students . It was concluded that the use of games in chemistry education can be considered an important methodological tool to make the lessons more interesting chemical, assisting in the teaching-learning process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogo lúdicopt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental.pt_BR
dc.titleDespertando a motivação para o aprendizado de ciências utilizando jogo lúdico no ensino fundamental.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho apresenta uma análise de como o jogo lúdico combinado à aula tradicional pode auxiliar na aprendizagem do assunto de substâncias puras e misturas no 9º ano do Ensino Fundamental. O estudo foi realizado numa instituição privada de ensino de Fortaleza, com 32 discentes e uma faixa etária variando entre 13 e 15 anos. A metodologia adotada consistiu em aplicar um questionário inicial, para verificar o conhecimento prévio dos alunos, seguido de aula teórica e aplicação do jogo fisioQUÍMICA. O jogo utilizado foi desenvolvido seguindo a tendência de um jogo de estratégia, que utiliza substâncias químicas presentes nos alimentos e no cotidiano dos alunos e os efeitos destas no corpo humano. Após o jogo, utilizou-se o questionário final para avaliar a evolução obtida através do conteúdo abordado em sala de aula e a utilização do jogo didático como auxiliar do aprendizado. Foi possível observar que os discentes tiveram um progresso no conhecimento repassado através da aula tradicional, facilitando-lhes a diferenciação entre os tipos de misturas e a identificação de substâncias puras, e que o jogo fisioQUÍMICA teve uma boa aceitação por parte dos alunos. Concluiu-se que o uso de jogos no ensino de química pode ser considerado uma ferramenta metodológica importante para tornar as aulas de química mais interessantes, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.title.enAwakening the motivation for science learning using play in elementary school.pt_BR
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