Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49020
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Maria das Graças-
dc.contributor.authorOliveira, Geângela de Fátima Sousa-
dc.date.accessioned2019-12-23T17:21:14Z-
dc.date.available2019-12-23T17:21:14Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Geângela de Fátima Sousa. A observação em sala de aula: lições para um licenciando. 2016. 49 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49020-
dc.description.abstractA teacher must use various teaching and learning tools to stimulate the logical reasoning of the student, and also analyze the relationship stablished between the teacher and the student. Commonly, the teacher does not realize that his teaching is positive for a particular student, but not for everyone, and ends not knowing the cause of this. This work refers to research that addresses the issue observation in the classroom. The main focus of the work is to analyze the behavior and development of different students on the teaching methodology of different teachers. We observed three classes of the 1st year of high school in order to analyze the profile of each group according to the the teacher-student (within the classroom and extracurricular) and student-student relationship. The profiles of students were selected according to performance in each discipline and their behavior and, finally, teachers' profiles (Chemistry, Mathematics, Portuguese and geography) where it was observed the level of knowledge, the language used in the classroom, dynamism , planning lessons and teaching methodology. Data collection was conducted through a questionnaire, interview and observation to analyze all of the topics above, in which the interview was conducted with teachers, questionnaires were given to students and the observation made by the researcher. The application activity lasted two months. The results of the survey showed that the teacherstudent relationship is based on respect and dialogue. In this relationship with the student, the teacher can behave as a mediator and motivator, which encourages students to seek information and also serve as a guiding knowledge. Moreover, the context, the planning and the use of teaching resources directly influence the teaching and learning process. In which, the teacher must have an understanding of how the class should be crafted according to the characteristics of students who compose it. It is noticed that it is necessary for the teacher to be dynamic and objective. So, observation in the classroom is of great value because it enables undergraduate students to experience and understand the difficulties that teachers experience before facing diverse students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectObservaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectMetodologia de Ensino.pt_BR
dc.titleA observação em sala de aula: lições para um licenciandopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO professor deve utilizar várias ferramentas de ensino aprendizagem para estimular o raciocínio do discente, além de também analisar o relacionamento que é estabelecido entre ele e o aluno. Comumente, o professor não percebe que sua didática é positiva para um determinado aluno, mas não para todos, e acaba desconhecendo a causa desse fato. O presente trabalho refere-se a uma pesquisa que aborda o tema observação em sala de aula. O foco principal do trabalho é a analise do comportamento e desenvolvimento dos diferentes discentes diante a metodologia de ensino de diferentes docentes. Buscou-se observar três turmas do 1° ano do ensino médio com a finalidade de analisar o perfil de cada turma em relação ao comportamento, o relacionamento professor-aluno (dentro da sala de aula e extraclasse) e aluno-aluno, os perfis dos alunos que foram selecionados de acordo com rendimento em cada disciplina e seu comportamento e, por fim, os perfis dos professores (Química, Matemática, Português e Geografia) em que foi observado o nível de conhecimento, a linguagem utilizada em sala de aula, dinamismo, planejamento da aula e metodologia de ensino. A coleta de dados se realizou através de questionário, entrevista e observação para a análise todos os tópicos citados, no qual a entrevista foi realizada com os professores, os questionários foram aplicados aos estudantes e a observação realizada pelo pesquisador. A aplicação da atividade durou dois meses. Os resultados obtidos na pesquisa demonstrou que a relação professor-aluno é baseada no respeito e no diálogo. O professor nessa relação com o estudante pode se comportar como agente mediador e motivador, onde incentiva o aluno a buscar informações e também servir como orientador do saber. Além disso, a contextualização, o planejamento e o uso de recursos didáticos influenciam diretamente no processo de ensino aprendizagem. No qual, o educador deve ter uma percepção de como a turma deve ser trabalhada de acordo com as características dos estudantes que a compõe. Percebe-se que é necessário que o professor seja dinâmico e objetivo. Então a observação em sala de aula é de grande valia, pois possibilita que o estudante de graduação vivencie e entenda as dificuldades que o professor enfrenta diante os diversos alunos.pt_BR
dc.title.enClassroom Observation: Lessons for a Graduatept_BR
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_gfsoliveira.pdf456,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.