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dc.contributor.authorSá, Maria Adísia Barros de-
dc.date.accessioned2019-12-23T14:39:18Z-
dc.date.available2019-12-23T14:39:18Z-
dc.date.issued1984-
dc.identifier.citationSÁ, Maria Adísia Barros de. Proteção e discriminação às mulheres que trabalham no setor de comunicação. Revista de Comunicação Social, Fortaleza (CE), vs. 13/14, n. 1, p. 151-168, jan./dez. 1983/1984.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49012-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Comunicação Socialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectPolítica de mão-de-obrapt_BR
dc.subjectMulheres - Empregopt_BR
dc.subjectMulheres nas profissõespt_BR
dc.titleProteção e discriminação às mulheres que trabalham no setor de comunicaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbr[...]No Brasil tudo foi lançado para colocar a mulher em segundo plano, desde o mito da "rainha do lar" - quando a nossa formação era essencialmente doméstica, sob a égide dos chamados ideais éticos de obediência, disciplina, submissão, de dependência, será melhor dizer, - aos mais absurdos engodos e argumentos pseudocientíficos. Educada não apenas separada do homem, mas inferiormente a ele - a quem era dada uma formação intelectual dentro das regras da cultura humanista clássica, intelectualizada, racionallsta, a mulher brasileira vem sendo considerada mercadoria de segunda classe. Os colégios mantidos pela Igreja Católica eram voltados para os homens, notadamente para aqueles componentes do "pequeno número de eleitos que constituiam a elite dirigente do país". "Para justificar as então gritantes diferenças entre o ensino ministrado ao homem e a mulher", lançava-se mão do argumento "científico", de "caráter biológico".Tal argumento, como vamos perceber no decorrer deste, vigora ainda hoje, notadamente no mercado de trabalho e nas chamadas medidas de proteção à mulher ...[...]pt_BR
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