Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49008
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorValle, Camila Peixoto do-
dc.contributor.authorPinto, William Freitas-
dc.date.accessioned2019-12-23T14:22:17Z-
dc.date.available2019-12-23T14:22:17Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPINTO, William Freitas. Biodiesel na escola: uma ferramenta para o ensino de química. 2016. 52 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49008-
dc.description.abstractThe present work proposed a contextualized methodological approach to learning organic functions, physical and environmental chemistry, using the production of biodiesel from the viscera of Nile Tilapia as generator theme. The study was performed at the Henrique Jorge School, private institution in Fortaleza city, with 13 students of third year of high school. The methodology consisted of five stages: previous conceptions of students about biofuels through a investigative questionnaire, organization of knowledge from the theoretical class, study of the text about biodiesel production from fish oil, experimental activity of biodiesel reaction in order to complement the teaching-learning process and diagnostic questionnaire to evaluate the degree of learning and motivation in the development of activities. As result, highlight the positive assimilation of the content and classification of classes as great. The approach of themes linked with student's daily life besides contributing in building the knowledge and training of qualified and critical citizens, can improve and facilitate the assimilation of chemistry content.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectTilápia do Nilopt_BR
dc.subjectBiodieselpt_BR
dc.subjectAtividade experimental.pt_BR
dc.titleBiodiesel na escola: uma ferramenta para o ensino de química.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho consistiu numa abordagem metodológica contextualizada da aprendizagem de funções orgânicas, físico-química e química ambiental, utilizando como tema gerador a produção de biodiesel a partir das vísceras da Tilápia do Nilo. O estudo foi realizado no Colégio Henrique Jorge, instituição particular de Fortaleza, com 13 discentes da turma do terceiro ano do Ensino Médio. A metodologia adotada consistiu em cinco momentos: concepções prévias dos alunos sobre biocombustíveis através de um questionário investigativo, organização do conhecimento a partir da aula teórica, estudo do texto sobre produção de biodiesel a partir do óleo de peixe, atividade experimental de produção do biodiesel de forma a complementar o processo de ensino-aprendizagem e um questionário diagnóstico para avaliação do grau de aprendizagem e motivação no desenvolvimento das atividades. Como resultados, destaca-se a avaliação dos alunos quanto a assimilação do assunto abordado e classificação das aulas como positivas. A abordagem contextualizada de assuntos de química ligados ao cotidiano do aluno além de contribuir significativamente na construção do conhecimento e formação de cidadãos capacitados, críticos e conscientes, constitui uma excelente ferramenta facilitadora do aprendizado.pt_BR
dc.title.enBiodiesel at school: a tool for chemistry teaching.pt_BR
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_wfpinto.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.