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Tipo: TCC
Título: Jogo Q?: uma proposta lúdica para o ensino de química.
Título em inglês: Game Q?: a playful proposal for chemistry teaching.
Autor(es): Freitas, Armando Diego Lima de.
Orientador: Gomes, Maria das Graças
Palavras-chave: Jogo Q?;Lúdico;Química
Data do documento: 2017
Citação: FREITAS, Armando Diego Lima de. Jogo Q?: uma proposta lúdica para o ensino de química. 2017. 50 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: O professor deve saber como lidar com situações que dificultem o processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que os estudantes percebem que a Química está a sua volta, uma vez que é seu papel o de fazer com que os alunos aprendam. Para isso a utilização de atividades não formais pode ser usada e o lúdico é uma delas, pois facilita o entendimento e percepção do conteúdo por parte dos alunos, uma vez que os insere e motiva a aprendizagem. Neste contexto o presente trabalho teve como objetivo buscar uma atividade que pudesse revisar os conteúdos de Química do ensino médio empregando o lúdico, a fim de facilitar a compreensão dos assuntos visto sem sala de aula. Este trabalho foi realizado numa escola pública de ensino integral, situada no Centro de Fortaleza (CE), o colégio Estadual Justiniano de Serpa (CJS), onde o mesmo envolveu duas turmas do 3º ano. Nesta atividade participaram em média 45 estudantes com faixa etária entre 17 e 18 anos. Inicialmente fez-se uma sondagem avaliativa, com conteúdos pré-determinados, como gases, reações químicas, teoria atômica e nomenclatura de compostos orgânicos, e então, se aplicou o material didático-lúdico desenvolvido, o jogo Q?, logo em seguida, a sondagem avaliativa foi reaplicada para verificar a contribuição da atividade no aprendizado; por último foi feita uma coleta de opiniões sobre a aceitação ou não da atividade, por parte dos alunos e professores. Pode-se perceber com esta atividade que os estudantes estavam bastante participativos e que através das opiniões dos mesmos, as atividades lúdicas são uma ótima maneira de facilitar a compreensão de conteúdos abordados no ensino médio.
Abstract: The teacher should know how to deal with situations that hinder the teaching-learning process, making students realize that chemistry is around them, since it is their role to make students learn. For this the use of non-formal activities can be used and playfulness is one of them, as it facilitates the understanding and perception of the content by the students, as it inserts them and motivates their learning. In this context the present work had as objective to search an activity that could revise the contents of high school chemistry using the ludic one, in order to facilitate the comprehension of the subjects seen without classroom. This work was carried out in a public school of integral education, located in the Center of Fortaleza (CE), the Justinian State College of Serpa (CJS), where it involved two classes of the 3rd year. An average of 45 students aged 17 to 18 years participated in this activity. Initially, an evaluative survey was carried out, with predetermined contents, such as gases, chemical reactions, atomic theory and nomenclature of organic compounds, and then, the developed didactic-playful material, the game Q? evaluative survey was reapplied to verify the contribution of the activity to learning; Finally, there was a collection of opinions about the acceptance or not of the activity by students and teachers. It can be seen from this activity that students were very participative and that through their opinions, the playful activities are a great way to facilitate the understanding of contents addressed in high school.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48988
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