Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48983
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Elenir Nobre Pinho-
dc.contributor.authorCavalcante, Rafael-
dc.date.accessioned2019-12-20T17:42:55Z-
dc.date.available2019-12-20T17:42:55Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Rafael. Criação, aplicação e avaliação de um jogo computacional interdisciplinar para promoção da visão ambiental no ensino médio integrado. 2017. 68 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48983-
dc.description.abstractThe degradation of the environment is occurring more and more rapidly, thanks to the speed in which economic and technological development takes place. Some arms of world society have sought to combat the effects of these changes in world, promoting sustainable development actions and awareness through Environmental Education (EA). The school, through its teachers, has outlined methods to analyze the competences that the discipline of Chemistry provides for the construction of an environmental awareness in the school community. The proposition of problem situations that deal with the environmental theme employed in the daily life of the student, and that promote challenges to their intellectual level for the production of knowledge through their action through the use of didactic games. In this context, the present work presents a research related to the teaching of Chemistry as promoter of an Environmental vision in the Technical Course in Electrotechnology of the EEEP Professor Alda Façanha in Aquiraz-Ce, proposing the use of the computational game titled "Um Passeio na Comptrônica" Created through free software 001 Game Creator, as a way of contextualizing the teaching of Chemistry, Environmental Education, and the specific knowledge of the area of Electrotechnology. In order to contribute to the advancement of the students' chemical and environmental knowledge, providing answers to some questions that are relevant to understand the possible causes of the degradation of nature, being developed a work of creation, application and evaluation of a computational didactic game , Through a systematic, methodical and critical process It is analyzed, after this research, that the game can be used by the teacher in several scenarios, as a didactic strategy, within the context of the classroom to initiate debates, to review or to evaluate the content with the Students. It is noticed that the concern with the development of Environmental Education has been the focus of the State Schools of Professional Education of the state of Ceará, considering that the theme was already known to the students even before the approach in the game. The main intention of this study is to present the game "Um Passeio na Comptrônica", as a tool for the teaching of Chemistry with an environmental approach in EEEP Professor Alda Façanha and in other institutions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectJogos Didáticospt_BR
dc.subject001 Game Creator.pt_BR
dc.titleCriação, aplicação e avaliação de um jogo computacional interdisciplinar para promoção da visão ambiental no ensino médio integrado.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA degradação do meio ambiente está ocorrendo cada vez mais rápido, graças a celeridade em que transcorre o desenvolvimento econômico e tecnológico. Alguns braços da sociedade mundial tem buscado combater os efeitos dessas mudanças no planeta, promovendo ações de desenvolvimento sustentável e conscientização através da Educação Ambiental (EA). A escola, através de seus professores, tem esboçado métodos para analisar as competências que a disciplina de Química disponibiliza para a construção de uma consciência ambiental na comunidade escolar. A proposição de situações problema que tratem do tema ambiental empregado a vivência e cotidiano do aluno, e que promovam desafios ao seu nível intelectual para a produção de conhecimentos através de sua ação por utilização de jogos didáticos. Dentro desse contexto, o presente trabalho apresenta uma pesquisa relacionada ao ensino de Química como promotor de uma visão Ambiental no Curso Técnico em Eletrotécnica da EEEP Professora Alda Façanha em Aquiraz-Ce, propondo a utilização do jogo computacional intitulado “Um Passeio na Comptrônica”, criado através do software livre 001 Game Creator, como forma de contextualizar o ensino de Química, Educação Ambiental, e os conhecimentos específicos da área de Eletrotécnica. Com o intuito de contribuir para que haja avanço no conhecimento químico e ambiental dos alunos, fornecendo resposta a alguns questionamentos que são relevantes para entender as possíveis causas da degradação da natureza, sendo desenvolvido um trabalho de criação, aplicação e avaliação de um jogo didático computacional, através de um processo sistemático, metódico e crítico Analisa-se, após esta pesquisa, que o jogo pode ser utilizado pelo professor em diversos cenários, como estratégia didática, dentro do contexto da aula para iniciar debates, revisar ou avaliar o conteúdo junto aos alunos. Percebese que a preocupação com o desenvolvimento da Educação ambiental, tem sido o foco das Escolas Estaduais de Educação Profissionais do estado do Ceará, tendo em vista que o tema já era de conhecimento dos alunos mesmo antes da abordagem no jogo. A intenção principal desse estudo é apresentar o jogo “Um Passeio na Comptrônica”, como ferramenta para o ensino de Química com uma abordagem ambiental na EEEP Professora Alda Façanha e em outras instituições.pt_BR
dc.title.enCreation, application and evaluation of an interdisciplinary computational game to promote environmental vision in integrated high school.pt_BR
Appears in Collections:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_rcavalcante.pdf3,88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.