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Tipo: Dissertação
Título: Um Método para integração e gerenciamento de redes de infraestrutura urbana
Autor(es): Alencar, Ygor de Carvalho
Orientador: Silva, Carlos Augusto Uchôa da
Palavras-chave: Transportes;Sistemas de informação geográfica;Sistema viário - Infraestrutura;Urban infrastructure management;Underground networks of urban infrastructure
Data do documento: 2019
Citação: ALENCAR, Y. de C. Um Método para integração e gerenciamento de redes de infraestrutura urbana. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Sabe-se que uma das características do espaço urbano é o compartilhamento de diversas redes de infraestrutura, nos níveis aéreo, superficial e subterrâneo. Além disso, historicamente não houve planejamento nos processos de urbanização da maioria das cidades brasileiras. Estas duas constatações conduzem a conflitos, dentre os quais destacam-se os que ocorrem na manutenção, conservação e implantação física das redes subterrâneas e superficiais. São diversos os impactos negativos mútuos nas redes, na cidade e, por conseguinte em todos os seus usuários. Este estudo tem por objetivo principal propor um método de integração e gerenciamento de redes dos sistemas viário, sanitário e energético, nos níveis superficial e subterrâneo. Para estudo de caso, elegeu-se a quinta maior cidade brasileira, Fortaleza-CE. São usadas técnicas de geoprocessamento e programação computacional para compatibilizar, integrar e gerenciar as diferentes redes, bem como será desenvolvido um aplicativo que possibilite a visualização e planejamento integrado com diferentes níveis de acesso. Assim, foi desenvolvido uma aplicação baseada em geoprocessamento para web (aplicativo GEOINFRA) que implementou uma metodologia para compatibilizar, integrar e gerenciar as diferentes redes dos subsistemas urbanos através da criação de um banco de dados integrado, que pode ser realimentado com novos dados georreferenciados através da internet. Ademais, podem ser cadastradas informações sobre futuras intervenções nos subsistemas urbanos, melhorando a comunicação entre os entes interessados, a transparência pública e a tomada de decisão em todos os setores que compartilham o espaço físico da malha viária.
Abstract: It is known that one of the features of the urban space it is the sharing of several infrastructure networks, at the air, surface and underground levels. Besides, historically there hasn’t been planning in the urbanization process of most Brazilian cities. These two findings lead to conflicts, among which stand out those that occur in the maintenance, conversation and physical implantation of underground and surface networks. There are several negative impacts on networks, cities and therefore their users. The main objective of this study is to propose a method for integrating and managing road, sanitary and energy systems networks at surface and underground levels. For this case study, was chosen the fifth largest Brazilian city, Fortaleza-CE. Geoprocessing techniques and computational programming are used to make compatible, integrate, and manage different networks, as well as an application that it will be develop enabling the visualization and integrated planning with different access levels. It is expected that the final results produced from this research can be used, or at least inspire decision makers in order to mitigate these impacts, reducing costs, minimizing rework and improving the quality of life in the city.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48978
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