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Tipo: Tese
Título: Governança e convivência com a seca
Autor(es): Amaral, Renata Firmino do
Orientador: Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales
Palavras-chave: Governança rural;Convivência com a seca;Redes sociais
Data do documento: 2019
Citação: Amaral, Renata Firmino do. Governança e convivência com a seca. 2019. 121 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e meio Ambiente) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade federal do ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: A seca é definida pela Convenção das Nações de Combate à Desertificação (UNCCD), como um fenômeno natural em que as chuvas ficam abaixo dos padrões normais, por um longo período de tempo, causando graves desequilíbrios hídricos que leva a prejuízos a algum sistema de produção, sendo o principal afetado o setor da agricultura. Notadamente no Ceará, área de estudo desta pesquisa, a seca é vista como um problema desde o período imperial e as estratégias adotadas apresentou caráter assistencialista e emergencial por muitos anos. Houve uma mudança de paradigma na década de 1980 em que o povo já cansado da repetição periódica dos flagelos prima por ações de convivência com a seca e passam a se organizar através de movimentos e organizações sociais para criar estratégias que reduzissem a vulnerabilidade da população às secas. Mas para que essas estratégias deem certo, faz-se necessário um modelo de gestão que integre todos os atores envolvidos, ou seja, uma boa estrutura de governança, pois esta ocorre quando se conseguem articular os vários atores para resolver os problemas comuns aos mesmos. Diante dessa problemática o objetivo principal desta pesquisa é analisar a governança nas ações de convivência com a seca no estado do Ceará. O procedimento metodológico envolveu a coleta de dados primários coletados por meio de questionários aplicados junto a entidades atuantes na implementação de medidas de convivência com a seca e a lideranças de comunidades rurais. Além disso, foram trabalhados dados secundários obtidos em periódicos científicos e web. Os principais métodos de análise envolveram procedimentos de bibliometria, de estatística descritiva e inferencial, análise de regressão e análise de redes sociais. Os resultados mais relevantes do estudo destacaram uma frágil estrutura de governança no ambiente onde são implementadas as medidas de convivência com a seca. Há uma fraca interação entre os agentes envolvidos na temática sendo preocupante a baixa expressividade das entidades não governamentais nesse contexto. Essa baixa conexão entre os atores dificulta o fortalecimento dos princípios de governança. Tais princípios também são fracamente percebidos pelos agricultores. O cenário identificado mostra-se, desta forma, como um entrave para o sucesso do paradigma de convivência com a seca no Ceará, uma vez que, conforme foi demonstrada, a capacidade adaptativa da população é positiva e significativamente influenciada pelo acesso às estruturas de governança.
Abstract: Drought is defined by the UN Convention to Combat Desertification (UNCCD) as a natural phenomenon in which rainfall falls below normal levels over a long period of time, causing severe water imbalances leading to damage to some production system , the main one being the agricultural sector. Notably in the Ceará, study area of this research, the drought is seen as a problem since the imperial period and the adopted strategies presented assistance and emergency character for many years. There was a paradigm shift in the 1980s when people already tired of periodic repetition of flagella by drought-friendly actions and began to organize themselves through social movements and organizations to create strategies that would reduce the vulnerability of the population to droughts . But for these strategies to work out, a management model is needed that integrates all the actors involved, that is, a good governance structure, since it is possible to articulate the various actors to solve common problems. Faced with this problem, the main objective of this research is to analyze governance in actions to coexist with drought in the state of Ceará. The methodological procedure involved the collection of primary data collected through questionnaires applied to entities that are active in the implementation of measures to coexist with drought and the leadership of rural communities. In addition, secondary data obtained from scientific and web journals were worked on. The main methods of analysis involved procedures of bibliometry, descriptive and inferential statistics, regression analysis and analysis of social networks. The most relevant results of the study highlighted a fragile governance structure in the environment where drought coexistence measures are implemented. There is a weak interaction between the agents involved in the thematic being worrying the low expressivity of the nongovernmental entities in this context. This low connection between the actors hinders the strengthening of governance principles. Such principles are also poorly perceived by farmers. The identified scenario is thus an obstacle to the success of the coexistence paradigm with drought in Ceará, since, as has been shown, the population's adaptive capacity is positively and significantly influenced by access to governance structures .
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48973
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