Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48925
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Ana Paula de Medeiros | - |
dc.contributor.author | Semedo, Ronnie Alexandre Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-19T12:13:13Z | - |
dc.date.available | 2019-12-19T12:13:13Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SEMEDO, Ronnie Alexandre Ramos. A relação teoria e prática na aprendizagem da química no ensino médio. 2017. 52 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48925 | - |
dc.description.abstract | Chemistry is seen by many students as a complex subject and difficult to be understood. In this context, several studies carried out problematize the practices carried out in the teaching of Chemistry, in which students are induced only to decorate reactions, formulas and properties. Considering the difficulty of students in understanding basic concepts of the subject, the absence of experimental activities that can relate theory and practice and the subject taught without being linked to everyday life and its reality, causes a lack of interest of students in the study of the discipline and compromises learning Of these. This work aimed to analyze experimental activities in Chemistry in order to understand its importance in the teaching and learning process. The research was developed in two classes of the 3rd year of High School, in a State College in the city of Fortaleza, having as subjects 49 students. Two questionnaires were applied, containing objective and subjective questions, through which the students were able to present their conceptions about the importance of experimental activities in chemistry teaching. The analysis of the data showed that the students consider important the use of experimental classes in Teaching Chemistry, revealing that experimentation in Chemistry contributes to the consolidation of student learning, since it means the theory of chemical concepts, becoming. Thus, in an important didactic tool. The results also show that the student's daily life and the experiences he has are important for the development of cognitive knowledge and more meaningful learning. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Atividade Experimental | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A relação teoria e prática na aprendizagem da química no ensino médio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A Química é vista, por vários estudantes, como uma disciplina complexa e difícil de ser entendida. Nesse contexto, vários estudos levados a cabo problematizam as práticas realizadas no ensino de Química, em que os alunos são induzidos apenas a decorarem reações, fórmulas e propriedades. Considerando a dificuldade dos alunos em compreender conceitos básicos da disciplina, a ausência de atividades experimentais que possam relacionar teoria e a prática e a matéria ministrada sem vinculação com o cotidiano e sua realidade, ocasiona um desinteresse dos alunos pelo estudo da disciplina e compromete a aprendizagem significativa destes. Em decorrência disso, este trabalho buscou analisar as atividades experimentais em Química, a fim de compreender a sua importância no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida em duas turmas do 3º ano do Ensino Médio de um Colégio Estadual da cidade de Fortaleza, tendo como sujeitos 49 alunos. Foram aplicados dois questionários, contendo questões objetivas e subjetivas, por meio dos quais os alunos puderam expor suas concepções sobre a importância das atividades experimentais no ensino de Química. Realizada análise dos dados percebeu-se que os alunos consideram importante o uso de aulas experimentais no Ensino de Química, revelando que a experimentação em Química contribui com a consolidação da aprendizagem do aluno, uma vez que dá significado à teoria dos conceitos químicos, transformando-se, assim, em uma importante ferramenta didática. Os resultados também demostram que o cotidiano do aluno e as experiências que ele possui são importantes para o desenvolvimento do conhecimento cognitivo e uma aprendizagem mais significativa. | pt_BR |
dc.title.en | A relação teoria e prática na aprendizagem da química no ensino médio | pt_BR |
Aparece nas coleções: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_rarsemedo.pdf | 796,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.