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dc.contributor.authorRego, Francisco Gaudencio Torquato do-
dc.date.accessioned2019-12-19T10:20:12Z-
dc.date.available2019-12-19T10:20:12Z-
dc.date.issued1984-
dc.identifier.citationREGO, Francisco Gaudencio Torquato do. Eficiência e eficácia da comunicação organizacional. Revista de Comunicação Social, Fortaleza (CE), vs. 13/14, n. 1, p. 11-27, jan./dez. 1983/1984.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48908-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Comunicação Socialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectComunicação nas empresaspt_BR
dc.subjectEficiência organizacionalpt_BR
dc.subjectEficácia organizacionalpt_BR
dc.titleEficiência e eficácia da comunicação organizacionalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrGerar consentimento, eis a meta finalista da comunicação organizacional. Produzir aceitação, por meio de comunicação expressivo-emocional, parece ser o escopo psicológico aconselhável aos profissionais que lidam com comunicação nas empresas. É o que se infere dos resultados até agora obtidos por estudos empíricos. Como, porém, realizar. uma comunicação que atinja tão profundamente o corpo social da organização, quando o sistema burocrático-normativo, per si, é um obstáculo ao engajamento e à participação dos empregados? A resposta não é fácil. Em primeiro lugar, há que se verificar em que palco, em que empresa esta situação pode ocorrer. O tamanho, o grau de complexidade, a pressão no sentido da eficiência e a estrutura de controle de uma organização determinam o nível de otimização de situações de comunicação.[...]o objetivo deve ser o de aproximar a comunicação ao nível da expressividade maior dos empregados. De um lado, há um tipo de comunicação que é fruto da informação e conhecimento técnico, e, de outro, as atitudes, valores, normas. A questão é ajustar as duas partes, formando um composto comunicacional que possa ser consumido naturalmente. Ou, para se usar o referencial bastante conhecido dos pesquisadores, pode-se conseguir consentimento, usando-se uma comunicação consumatória, agradável.[...]pt_BR
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