Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48899
Tipo: Resumo
Título: Conflitos, disputas, sociabilidades e violências em um território estigmatizado: percepções iniciais sobre o polo de lazer Luiz Gonzaga – Fortaleza CE.
Autor(es): Moraes, Suiany Silva de
Barreira, Cesar
Palavras-chave: Violência;Conflito;Sociabilidade
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MORAES, Suiany Silva de; BARREIRA, Cesar. Conflitos, disputas, sociabilidades e violências em um território estigmatizado: percepções iniciais sobre o polo de lazer Luiz Gonzaga – Fortaleza CE. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: O objetivo do presente trabalho é refletir sobre como se dão as dinâmicas de sociabilidades tecidas em um espaço considerado violento e estigmatizado, lugar onde o tráfico de drogas e outras modalidades de crimes tornam-se referenciais nas falas dos atores que por ali circulam ou residem. Busco compreender como os fenômenos relacionados ao comércio da droga no varejo, bem como a sociabilidade violenta advinda dessa realidade, afeta, não somente a vida dos moradores e frequentadores do local, mas também impõe questões importantes a pesquisadora no desenvolvimento do processo da pesquisa. Pretendo colocar em questão experiências vivenciadas durante a pesquisa de campo. O lócus da pesquisa é o “Polo de Lazer Metropolitano Luiz Gonzaga”, situado no coração do bairro Conjunto Ceará, zona leste da cidade de Fortaleza, Ceará. As práticas violentas e criminosas lá observadas são múltiplas e presentes na vida dos indivíduos, além de pautar muitos aspectos do cotidiano dos mesmos, alterando trajetos e formas de apropriações dos espaços urbanos. Dessa forma, parte-se do conceito de violência urbana, como uma categoria constitutiva de uma forma de vida que se diferencia do crime comum e da violência em geral e que expressa uma forma de sociabilidade que tem o uso da força como princípio organizador das interações. Busca-se, nessa chave interpretativa, compreender, através dessa construção simbólica, não apenas as dinâmicas de interação e sociabilidade no local, mas os desafios que ela impõe ao pesquisador nesses contextos. O Polo de Lazer é um local marcado por práticas associadas à violência urbana e conflitos, que vão desde a disputa do tráfico de drogas àquele gerado pelo uso e ocupação do espaço público por parte dos comerciantes da região. Nesse sentido, a pesquisa está ancorada na observação participante e no diário de campo como principais ferramentas de apreensão da realidade social.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48899
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ssmoraes.pdf50,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.