Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48897
Tipo: Resumo
Título: O ensino da leitura na educação infantil e no ensino fundamental: uma análise dos documentos oficiais contemporâneos
Autor(es): Soares, Silvana Mendes Sabino
Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Palavras-chave: Leitura e ensino;Ensino fundamental;Educação infantil
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SOARES, Silvana Mendes Sabino; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros. O ensino da leitura na educação infantil e no ensino fundamental: uma análise dos documentos oficiais contemporâneos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: Os conteúdos do ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental são base para todo o aprendizado escolar subsequente, o que explica a preocupação em definir as orientações teóricas e metodológicas para a adequada conduta didática. Com o objetivo de conhecer o que está posto nos documentos oficiais sobre o ensino deste componente curricular procedeu-se uma investigação em tais documentos. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental acerca das diretrizes nacional, estadual e municipal sobre a concepção e o tratamento didático da leitura na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As fontes foram publicações que contêm as diretrizes e orientações curriculares para o trabalho pedagógico com a leitura, tais como: RCNEI (BRASIL,1998); DCNEI(BRASIL, 2009); Orientações Curriculares para a EI(CEARÁ, 2011); Orientações para as práticas de Oralidade, Leitura e Escrita(FORTALEZA, 2015); PCN(BRASIL,2001); Texto referência para os Direitos de Aprendizagem no ciclo de alfabetização(BRASIL, 2012); PCLP(CEARÁ,2014) e Diretrizes curriculares para o EF de Fortaleza (FORTALEZA, 2011). No apanhado bibliográfico, foram consideradas as contribuições de Ferreiro(2001), Koch(2011), Smith(1999) e Solé(1998). A metodologia foi a da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) nas fontes documentais supracitadas. Os achados da pesquisa revelaram que as práticas de leitura devem ancorar-se na concepção interacional da linguagem, pois concebem o aprendizado da leitura como um processo de interação texto e leitor considerando este sujeito ativo na construção do conhecimento sobre a língua. Evidencia o papel do professor na mediação destas práticas como modelo de leitor fluente e competente. Esta investigação é parte de uma pesquisa de mestrado em andamento intitulada O trabalho pedagógico com a leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: investigações sobre ensino e avaliação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48897
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_smssoares.pdf50,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.