Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48880
Tipo: Resumo
Título: Amor além do seio: construção e validação de um website para promoção da amamentação e prevenção de hábitos bucais deletérios
Autor(es): Batista, Risolinda Rodolfo de Sá
Silva, Andréa Soares Rocha da
Gubert, Fabiane do Amaral
Palavras-chave: Aleitamento materno;Educação em saúde;Má oclusão
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: BATISTA, Risolinda Rodolfo de Sá et al. Amor além do seio: construção e validação de um website para promoção da amamentação e prevenção de hábitos bucais deletérios. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: A amamentação possui vantagens que são conhecidas e difundidas na sociedade desde os tempos mais remotos. Compreende-se que ela pode interferir na qualidade de vida da criança e da família e sua ausência pode acarretar problemas emocionais, nutricionais e cognitivos, além de gerar a instalação de uma má oclusão dentária e, consequentemente, distúrbios no crescimento e desenvolvimento orofacial da criança. Neste sentido, o profissional de saúde é muito importante para o estímulo do aleitamento materno, pois pode evitar o desmame precoce e contribuir para melhorar as condições de saúde da criança. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar um website educativo em prol da amamentação e da saúde bucal, unindo tecnologia e saúde em benefício da comunidade. Tratou-se de um estudo metodológico, que utilizou a ferramenta Wix.com para o desenvolvimento do website o Modelo de Desenvolvimento de Material Educativo Digital, de acordo com o modelo proposto por Falkembach (2005), composto por cinco fases: análise e planejamento, modelagem, implementação, avaliação e distribuição. A etapa de validação foi realizada por meio da coleta de dados com seis juízes de conteúdo e três de aparência. Os resultados foram avaliados de acordo o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), tendo como ponto de corte de 0,80. O IVC geral do website foi de 0,92, sendo considerado aprovado pelos juízes. Após a validação, o website sofreu alterações, a fim de torná-lo mais atrativo e com fácil navegação. Conclui-se que o website educativo “Amor Além do Seio” foi considerado válido quanto ao conteúdo e aparência e que, por meio do seu desenvolvimento e publicação, os conhecimentos acerca da amamentação e sua relação com o desenvolvimento orofacial da criança sejam difundidos de forma lúdica, pedagógica e interativa, estimulando práticas mais saudáveis junto ao trinômio mãe-criança-família por meio de um material educativo confiável e válido para utilização na prática em saúde.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48880
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rrsbatista.pdf51,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.