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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFranca, Roberta Cavalcante de-
dc.contributor.authorSantana, Ana Carmen de Souza-
dc.contributor.authorNepomuceno, Lara Meneses Saldanha-
dc.contributor.authorRocha, Mirley Nádila Pimentel-
dc.contributor.authorBorges Neto, Hermínio-
dc.date.accessioned2019-12-18T16:52:31Z-
dc.date.available2019-12-18T16:52:31Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFRANCA, Roberta Cavalcante de et al. Histórias de vida de jovens assentados: a construção de narrativas para uma webrádio no campo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48866-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectWebRádiopt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectCridpt_BR
dc.titleHistórias de vida de jovens assentados: a construção de narrativas para uma webrádio no campopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho versa sobre a apresentação de duas formações ministradas pelo projeto de extensão da UFC, Centros Rurais de Inclusão Digital – CRID, financiada pelo CNPQ, e que têm como tema WebRádio. As formações são pensadas e executadas por bolsistas de graduação e coordenadoras graduadas e pós-graduas dos campos da Comunicação e da Educação. O público do curso é formado por gestores dos CRID - pessoas da comunidade responsáveis pelo CRID - e seguem uma sequência chamada Fedathi (Borges Neto, 2013). As duas formações têm como padrão a construção de narrativas escolhidas para serem escritas, gravadas, editadas e postadas na WebRádio do Assentamento Che Guevara, em Ocara-Ce. A diferença está na construção destas narrativas. Uma delas, na primeira formação, está focada em histórias pessoais sobre a vida dos gestores. Eles puderam escolher uma história de vida para contar, escrever e gravar. A segunda formação está focada na construção de narrativas em grupo. Neste momento, os gestores escreveram juntos um só texto sobre quais os interesses e impactos do projeto na vida deles e da comunidade. Como referencial teórico, para tratar da opção por uma proposta educativa e comunicativa, nos voltamos para leituras em Educomunicação (SOARES, 2011); dialogamos com Kaplún (1998) em sua “pedagogía de la comunicacíon”; e, sobre o educador colocar-se como mediador de conhecimento, a proposta de metodologia mão-no-bolso (Borges Neto, 2001). Para auxiliar a análise bibliográfica, usamos os documentos de planejamento e relatoria das duas formações. Percebemos que houveram muitas dificuldades técnicas que atrapalharam a plena execução do que foi planejado, porém, observamos um interesse pela escrita, uma produção colaborativa do texto, um estímulo ao trabalho em grupo, um exercício de ouvir a própria voz, a valorização do sotaque local e do jeito simples de falar, além da aprendizagem técnica sobre Audacity e uma nova utilização da gravação de som via Whatsapp.pt_BR
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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