Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48864
Tipo: Resumo
Título: As determinações universais e históricas do método de Marx: uma análise a partir da mercadoria
Autor(es): Almeida, Rodrigo Cavalcante de
Andrade Junior, João Antonio de
Chagas, Eduardo Ferreira
Palavras-chave: Método;Mercadoria;Histórico-Universal
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ALMEIDA, Rodrigo Cavalcante de; ANDRADE JUNIOR, João Antonio de; CHAGAS, Eduardo Ferreira. As determinações universais e históricas do método de Marx: uma análise a partir da mercadoria. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: Este trabalho toma por objeto analisar a dupla determinação do método do filósofo alemão Karl Marx, partindo da hipótese que a constituição do seu método, ao menos no que refere ao capítulo I de O Capital, dedicado à mercadoria, pressupõe uma unidade entre os aspectos universais e históricos. Compreendendo o método de Marx como apreensão do movimento do real, no caso, apreensão das determinações da mercadoria na sociedade capitalista, a estrutura de exposição metodológica “reflete” as manifestações fenomênicas e essências que compõem a própria estrutura da mercadoria. De modo mais límpido, a análise da mercadoria nos dá a chave analítica do seu método! Marx inicia o capítulo salientando que “a riqueza da sociedade onde reina o modo de produção capitalista aparece como uma enorme coleção de mercadorias, e a mercadoria individual como sua forma elementar”. E completa, “nossa investigação começa, por isso, com a análise da mercadoria”. Todavia, no método do filósofo alemão há uma hierarquia de momentos que vai da investigação até o modo de exposição (Dasrtelung). Não obstante, estes momentos devem ser compreendidos como constituindo uma totalidade cada vez mais concreta e próxima do real, separando os elementos universais (que existem em qualquer formação social), dos elementos históricos (específicos de uma época particular). Por exemplo, na mercadoria Marx aponta que existe valor de uso e valor de troca. O valor uso seria universal, pois é tudo aquilo que atende uma necessidade do estômago ou do espírito, ou seja, existiria independente da sociedade capitalista. Já o valor de troca, é uma abstração do valor de uso, depende dele, e é uma expressão fenomênica do desenvolvimento de uma sociedade que toma por base a mercadoria. Desta forma, o método de Marx visa captar esta dupla determinação universal e histórica, pois é a própria forma de existência da mercadoria.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48864
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rcalmeida.pdf49,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.