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dc.contributor.authorBarros, Queila Guedes Feliciano-
dc.contributor.authorOliveira, Almir Leal de-
dc.date.accessioned2019-12-18T16:50:03Z-
dc.date.available2019-12-18T16:50:03Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBARROS, Queila Guedes Feliciano; OLIVEIRA, Almir Leal de. Fazer-se mercador na colônia: a participação Rio-Platense na formação mercantil do Brasil. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48859-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercadorespt_BR
dc.subjectTransimperiaispt_BR
dc.subjectCirculaçãopt_BR
dc.titleFazer-se mercador na colônia: a participação Rio-Platense na formação mercantil do Brasil.pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo consiste em compreender o processo através do qual um sujeito comum fazia-se mercador no Brasil em meados do século XVII. Uma vez que compreendemos por mercador aquele que vendia a "retalho", ou seja, em pequenas quantidades, é pertinente compreender as atuações destes mercadores, suas ramificações, interações sociais e posição ocupada dentro da hierarquia maior que formava as redes mercantis no Atlântico Sul. A formação desse ciclo mercantil passou a se solidificar nas Capitanias do Brasil após a União Dinástica através da qual os moradores do Porto de Buenos Aires começaram a exportar Farinha de trigo, sebo, couro e carne seca para o Brasil, mas embora permitido o mesmo era restritivo, exigindo que a exportação fosse efetuada em embarcações próprias, esta restrição gerou no cotidiano do Porto de Buenos Aires estratégias para a escoação da mercadoria com mestres e pilotos portugueses de navios soltos, os mesmos transportavam a mercadoria de Buenos Aires e navegavam o seu retorno em troca de adquirir a vencidad, estabeleciam associações com a ordem jesuítica de São Francisco para conseguirem fiadores para este ciclo mercantil e formavam alianças com correspondentes em aldeamentos indígenas como Boupeba e Cairú na Bahia para garantir a circulação da produção regional platina a fim de obter o lucro necessário para retornar ao Rio da Prata com manufaturas europeias e escravizados negros conectando as Capitanias do Brasil as Dinâmicas transimperiais atlânticas.pt_BR
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