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dc.contributor.authorSilva, Manuelle Araújo da-
dc.contributor.authorFurtado Filho, João Ernani-
dc.date.accessioned2019-12-18T14:51:23Z-
dc.date.available2019-12-18T14:51:23Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Manuelle Araújo da; FURTADO FILHO, João Ernani. A questão educacional no Ceará dos anos 1940: aproximações e tensões entre educação social e instrução escolar. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48839-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação socialpt_BR
dc.subjectImprensapt_BR
dc.subjectInstrução escolarpt_BR
dc.titleA questão educacional no Ceará dos anos 1940: aproximações e tensões entre educação social e instrução escolar.pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa em desenvolvimento tem como finalidade buscar compreender meandros da questão educacional no Ceará dos anos 1940. Isto é, interessa investigar de que forma se pensou, nesse período, as aproximações e tensões entre Educação em sentido mais amplo - referente ao que se ponderava sobre comportamento social - e Educação no sentido mais específico - reflexões sobre o âmbito escolar. A análise dessa polissemia de sentidos atribuídos ao educar - devendo-se sublinhar que não se trata de uma investigação puramente semântica, apesar de também considerá-la no estudo - é empreendida a partir de uma coluna, intitulada Ensino e Educação, assinada pelo Prof. Coelho Sampaio no jornal cearense Gazeta de Notícias, entre 1944 e 1950, somando aproximadamente 87 números. Apesar de se ressaltar que as fontes deste estudo são principalmente hemerográficas, busca-se traçar diálogos com outras fontes históricas do período que permitam nuançar os problemas históricos abordados. Portanto, documentos oficiais, como Reforma Educacional Gustavo Capanema e ofícios do Departamento de Educação do Ceará; documentos periódicos como a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP); o Almanaque de Fortaleza; histórias em quadrinho/gibis; o Censo Demográfico do Ceará, bem como a literatura didática, são materiais relevantes para a problemática investigada. A metodologia do trabalho é guiada pelo conceito de jogos de escala, delineado por Jacques Revel, de modo a variar os ângulos de análise entre abordagens micro e macro, sem pressupor hierarquizações entre elas. Em vias de conclusão, ressalta-se que ambos os conceitos - Educação Social e Instrução Escolar ou suas variações semânticas - são imbuídos por um pretenso ideal de moralidade e disciplina, sob a égide do progresso pátrio.pt_BR
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