Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48831
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAdriano, Mateus Silveira-
dc.contributor.authorPereira Filho, Francisco de Assis Alencar-
dc.contributor.authorGuimarães, Igor de Menezes-
dc.contributor.authorAquino, Cassio Adriano Braz de-
dc.date.accessioned2019-12-18T14:47:42Z-
dc.date.available2019-12-18T14:47:42Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48831-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherADRIANO, Mateus Silveira et al. Inversão do fluxo migratorio na formação para o trabalho: estudantes estrangeiros na UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudantes estrangeirospt_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectInversão de fluxo migratóriopt_BR
dc.titleInversão do fluxo migratorio na formação para o trabalho: estudantes estrangeiros na UFCpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo longo dos últimos anos, viemos estudando a temporalidade como elemento privilegiado de análise das transformações laborais e reconhecemos que assim como o tempo, o movimento pode nos ajudar na compreensão das evidências de mudanças significativas no mundo do trabalho. Estamos, na verdade, ao inserir a mobilidade, introduzindo uma nova variável na incessante busca de aproximação à realidade do nosso objeto de investigação, ao qual nos dedicamos, desde o ingresso na Universidade Federal do Ceará - UFC, a saber, o trabalho como categoria social. Diante de um universo amplo de análise, somos demandados a fazer um recorte dessa realidade. Dessa forma, a partir dos estudos que desenvolvemos no Núcleo de Psicologia do Trabalho - NUTRA do Departamento de Psicologia da UFC, estabelecemos, no primeiro momento desse projeto, que nosso interesse recaisse sobre uma análise dos interesses de alunos que fazem um fluxo inverso e buscam o Brasil como território de qualificação. O propósito do presente projeto foi analisar as motivações que levaram estudantes estrangeiros, provenientes de países tradicionalmente receptores dos estudantes brasileiros, a buscar instituições de ensino no Brasil como parte de sua formação profissional. A ideia de base centrou-se na perspectiva de Castles (2005) sobre os novos fluxos migratórios. Diante de programas que promovem o intercâmbio entre universidades, tendo a globalização como pano de fundo e a partir de um política de qualificação e internacionalização desenvolvida nos últimos anos no âmbito da educação,tentamos investigar as percepções de alunos estrangeiros que estão nos cursos de graduação da UFC acerca da contribuição dessa experiência para sua futura inserção no mercado de trabalho.pt_BR
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_msadriano.pdf49,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.