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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48811
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Monteiro, Maria Clea Ferreira | - |
dc.contributor.author | Rabelo, Josefa Jackline | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T14:33:35Z | - |
dc.date.available | 2019-12-18T14:33:35Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Maria Clea Ferreira; RABELO, Josefa Jackline. As escolas de educação profissional do Estado do Ceará e a reprodução do capital. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48811 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Crise estrutural do capital | pt_BR |
dc.subject | Estágio curricular | pt_BR |
dc.title | As escolas de educação profissional do Estado do Ceará e a reprodução do capital. | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa busca analisar a formação do trabalhador pelas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) do Ceará, como processo alinhado ao desenvolvimento e reprodução ampliada do capital. De forma mais específica, o objeto de investigação procura compreender em que medida o estágio curricular no seio das escolas de educação profissional - que se propala como espaço de vivência profissional inicial mais abrangente numa perspectiva de ambientação prática à profissão - esvazia a formação do trabalhador, se centrando em aspetos meramente instrumentais. Nesse sentido, contextualizaremos essa modalidade de educação e os pressupostos que orientam o estágio dela decorrentes à luz da tese de Mészáros (2002) da crise estrutural do capital e considerando, especialmente, a centralidade do trabalho na autoconstrução do homem, à medida que se torna fundamento ontológico do ser social, movimento empreendido por Karl Marx e resgatado pelo filósofo húngaro György Lukács (1978). Optamos, nessa perspectiva, por utilizar como referencial teórico-metodológico a ontologia marxiana, a fim de desvelar aquilo que o objeto é em sua essência, buscando a origem, o desenvolvimento e a função social do mesmo, sem perder o horizonte da totalidade. Sob esse prisma, revela-se o trabalho como a matriz ontológica de todos os outros complexos sociais, na medida em que a partir do processo de complexificação por ele engendrado surge a necessidade de outras práxis sociais que não se restringem mais ao intercâmbio homem-natureza. Para o alcance dos objetivos da pesquisa utilizaremos a pesquisa bibliográfica, bem como a análise documental. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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