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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48796
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Machado, Liandro Roger Memoria | - |
dc.contributor.author | Lucas, Ricardo Jorge de Lucena | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T14:27:01Z | - |
dc.date.available | 2019-12-18T14:27:01Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Liandro Roger Memoria; LUCAS, Ricardo Jorge de Lucena. À tela infinita... e além: um estudo sobre o uso de recursos da hipermídia na criação de histórias em quadrinhos digitais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48796 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Criação | pt_BR |
dc.subject | Hipermídia | pt_BR |
dc.title | À tela infinita... e além: um estudo sobre o uso de recursos da hipermídia na criação de histórias em quadrinhos digitais | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Popularizadas em jornais e revistas ao longo dos séculos XIX e XX, as histórias em quadrinhos (HQs) foram consolidadas na cultura moderna de forma intrinsecamente relacionada aos meios impressos. Cerca de um século depois, a revolução digital, que condicionou nova dinâmica tecnológica e social aos meios de comunicação, abriu também espaço para uma possível reinvenção dos Quadrinhos. A convergência dos meios e a hibridação das linguagens tornaram menos nítidas as fronteiras entre os domínios dos quadrinhos, do audiovisual, dos games e da Internet, e o emprego de recursos da hipermídia como animação, som, multilinearidade narrativa, diagramação dinâmica e tela infinita passaram a figurar como novos elementos possíveis ao vocabulário convencional das HQs. No entanto, pouco tem sido explorado e discutido nesse sentido: a linguagem e as técnicas de produção convencionais estão arraigadas de tal modo que muitas obras de quadrinhos digitais ainda são concebidas e produzidas como se estivessem restritas às mesmas circunstâncias da mídia impressa. Na contramão desse cenário, busca-se, com esta pesquisa, investigar a relação entre quadrinhos e mídia digital, questionando-se em que medida é possível aos autores de quadrinhos digitais incorporarem recursos da hipermídia em seu processo criativo de forma que suas obras passem a ser compreendidas e elaboradas conforme as contingências específicas desse meio. Para, tanto, busca-se levantar reflexões a partir de uma revisão bibliográfica acerca do tema e de entrevistas com artistas que têm, efetivamente, explorado as possibilidades da hipermídia em obras de quadrinhos. As reflexões levantadas com a pesquisa teórica culminam em um experimento de concepção e produção de uma história em quadrinhos digital original que, além de contribuir para o acervo cultural de quadrinhos digitais, possa também ilustrar, empiricamente, uma possível resposta ao questionamento posicionado. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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