Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48780
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraujo, Luana Barreto de-
dc.contributor.authorMonteiro, Kátia Cristine Cavalcante-
dc.contributor.authorLustosa, Francisca Geny-
dc.date.accessioned2019-12-18T14:18:30Z-
dc.date.available2019-12-18T14:18:30Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationARAÚJO, Luana Barreto de; MONTEIRO, Kátia Cristine Cavalcante; LUSTOSA, Francisca Geny. Estratégias educativas no contexto da residência multiprofissional em saúde mental-huwc/UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48780-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResidência médicapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectDoença mentalpt_BR
dc.titleEstratégias educativas no contexto da residência multiprofissional em saúde mental-huwc/UFC.pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrResidências multiprofissionais em saúde mental fundamentam-se nos pressupostos atualizados da Reforma Psiquiátrica e do SUS,estimulando uma formação qualificada para uma concepção crítico-reflexiva acerca dos paradigmas contemporâneos.As reformulações da política de saúde mental incluem a redefinição dos papéis profissionais da assistência,com uma reorientação dos profissionais para o alinhamento da prática ao novo paradigma.Urge o planejamento de estratégias educativas que se alinhem às necessidades formativas diferenciadas que são propostas em um programa de residência multiprofissional.Objetiva-se descrever estratégias metodológicas da residência Multiprofissional em Saúde Mental, sob uma ótica descritiva/qualitativa.O processo de formação do residente é diferenciado, haja vista que se trata de treinamento em serviço comuma imersão valiosa em diversos contextos teóricos e práticos.Há subsídios para a autonomização do residente, com metodologias que intencionem um olhar integral e qualificado sobre os contextos:mediação da autoconstrução do conhecimento, valorizando-se as potencialidades,habilidades e capacidades do residente; realização de ações educativas em saúde;utilização de estratégias de aprendizagem: afetivas, metacognitivas;construção compartilhada de planos terapêuticos e educativos; elaboração conjunta de atividades;intercâmbio educativo entre com os profissionais da Residência Médica-Psiquiatria–HUWC/UFC;avaliações processuais. Prima-se por relações interpessoais horizontalizadas para que haja enriquecimento seja mútuo por ações recíprocas.O preceptor deve adotar postura proativa e interessada em ensinar e aprender.Semear a autonomia e a maturidade requer do residente uma busca constante de sentido acerca do processo de aprendizagem ao longo do período de Residência.Há o desafio da formação docente do preceptor, percebendo-se uma lacuna, que não deve se restringir à formação superior de base.pt_BR
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lbaraujo.pdf50,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.