Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48780
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araujo, Luana Barreto de | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Kátia Cristine Cavalcante | - |
dc.contributor.author | Lustosa, Francisca Geny | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T14:18:30Z | - |
dc.date.available | 2019-12-18T14:18:30Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Luana Barreto de; MONTEIRO, Kátia Cristine Cavalcante; LUSTOSA, Francisca Geny. Estratégias educativas no contexto da residência multiprofissional em saúde mental-huwc/UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48780 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Residência médica | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Doença mental | pt_BR |
dc.title | Estratégias educativas no contexto da residência multiprofissional em saúde mental-huwc/UFC. | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Residências multiprofissionais em saúde mental fundamentam-se nos pressupostos atualizados da Reforma Psiquiátrica e do SUS,estimulando uma formação qualificada para uma concepção crítico-reflexiva acerca dos paradigmas contemporâneos.As reformulações da política de saúde mental incluem a redefinição dos papéis profissionais da assistência,com uma reorientação dos profissionais para o alinhamento da prática ao novo paradigma.Urge o planejamento de estratégias educativas que se alinhem às necessidades formativas diferenciadas que são propostas em um programa de residência multiprofissional.Objetiva-se descrever estratégias metodológicas da residência Multiprofissional em Saúde Mental, sob uma ótica descritiva/qualitativa.O processo de formação do residente é diferenciado, haja vista que se trata de treinamento em serviço comuma imersão valiosa em diversos contextos teóricos e práticos.Há subsídios para a autonomização do residente, com metodologias que intencionem um olhar integral e qualificado sobre os contextos:mediação da autoconstrução do conhecimento, valorizando-se as potencialidades,habilidades e capacidades do residente; realização de ações educativas em saúde;utilização de estratégias de aprendizagem: afetivas, metacognitivas;construção compartilhada de planos terapêuticos e educativos; elaboração conjunta de atividades;intercâmbio educativo entre com os profissionais da Residência Médica-Psiquiatria–HUWC/UFC;avaliações processuais. Prima-se por relações interpessoais horizontalizadas para que haja enriquecimento seja mútuo por ações recíprocas.O preceptor deve adotar postura proativa e interessada em ensinar e aprender.Semear a autonomia e a maturidade requer do residente uma busca constante de sentido acerca do processo de aprendizagem ao longo do período de Residência.Há o desafio da formação docente do preceptor, percebendo-se uma lacuna, que não deve se restringir à formação superior de base. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lbaraujo.pdf | 50,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.