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Type: Resumo
Title: Estratégias educativas no contexto da residência multiprofissional em saúde mental-huwc/UFC.
Authors: Araujo, Luana Barreto de
Monteiro, Kátia Cristine Cavalcante
Lustosa, Francisca Geny
Keywords: Residência médica;Formação;Doença mental
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: ARAÚJO, Luana Barreto de; MONTEIRO, Kátia Cristine Cavalcante; LUSTOSA, Francisca Geny. Estratégias educativas no contexto da residência multiprofissional em saúde mental-huwc/UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).
Abstract in Brazilian Portuguese: Residências multiprofissionais em saúde mental fundamentam-se nos pressupostos atualizados da Reforma Psiquiátrica e do SUS,estimulando uma formação qualificada para uma concepção crítico-reflexiva acerca dos paradigmas contemporâneos.As reformulações da política de saúde mental incluem a redefinição dos papéis profissionais da assistência,com uma reorientação dos profissionais para o alinhamento da prática ao novo paradigma.Urge o planejamento de estratégias educativas que se alinhem às necessidades formativas diferenciadas que são propostas em um programa de residência multiprofissional.Objetiva-se descrever estratégias metodológicas da residência Multiprofissional em Saúde Mental, sob uma ótica descritiva/qualitativa.O processo de formação do residente é diferenciado, haja vista que se trata de treinamento em serviço comuma imersão valiosa em diversos contextos teóricos e práticos.Há subsídios para a autonomização do residente, com metodologias que intencionem um olhar integral e qualificado sobre os contextos:mediação da autoconstrução do conhecimento, valorizando-se as potencialidades,habilidades e capacidades do residente; realização de ações educativas em saúde;utilização de estratégias de aprendizagem: afetivas, metacognitivas;construção compartilhada de planos terapêuticos e educativos; elaboração conjunta de atividades;intercâmbio educativo entre com os profissionais da Residência Médica-Psiquiatria–HUWC/UFC;avaliações processuais. Prima-se por relações interpessoais horizontalizadas para que haja enriquecimento seja mútuo por ações recíprocas.O preceptor deve adotar postura proativa e interessada em ensinar e aprender.Semear a autonomia e a maturidade requer do residente uma busca constante de sentido acerca do processo de aprendizagem ao longo do período de Residência.Há o desafio da formação docente do preceptor, percebendo-se uma lacuna, que não deve se restringir à formação superior de base.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48780
Access Rights: Acesso Aberto
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