Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48779
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Diógenes, Lenha Aparecida Silva | - |
dc.contributor.author | Carmo, Francisca Maurilene do | - |
dc.contributor.author | Rabelo, Josefa Jackline | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T14:18:06Z | - |
dc.date.available | 2019-12-18T14:18:06Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | DIÓGENES, Lenha Aparecida Silva; CARMO, Francisca Maurilene do; RABELO, Josefa Jackline. A literatura como complexo fundamental na formação humana. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48779 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Estética Marxiana-Lukacsiana | pt_BR |
dc.subject | Formação humana | pt_BR |
dc.title | A literatura como complexo fundamental na formação humana | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O projeto pretende analisar a fecunda relação entre arte e educação, particularizando a literatura como importante instrumento sobre processos humanos e sociais que envolvem o fenômeno educacional, enquanto elemento constituinte e constituído pela cultura. Considera-se, dessa forma, que a literatura pode ser tomada como representação do real, transpondo para o plano literário a vida cotidiana na sociedade individualista regida pela exploração do homem pelo homem sob a égide do capital. A estrutura narrativa do romance, de cunho realista, figura como uma hipótese para a análise das obras literárias, podendo expressar um conteúdo homólogo ao da realidade social. Desse modo, a pesquisa traça como objetivo geral captar o reflexo da realidade expresso pela literatura, como potencial instrumento de formação humana. E como objetivos específicos: a) Discutir a relação arte e educação à luz da estética marxiana-lukacsiana b) Compreender a obra literária no interior do seu contexto histórico, elegendo como categorias de análise a estética e o cotidiano. O trabalho adota como método de análise o materialismo histórico-dialético e caracteriza-se como uma pesquisa teórico-bibliográfica, através da qual realizaremos uma rigorosa revisão do objeto de estudo, contemplando as reflexões desenvolvidas por K. Marx e F. Engels (2007, 2010) e, na esteira destes, especialmente o legado estético de Georg Lukács (1974, 2010), além das importantes contribuições contemporâneas de A. Cândido (2007), C. Frederico (2013) e M. Veddas (2014) e E. Vaisman (2014). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lasdiogenes.pdf | 49,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.