Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48779
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDiógenes, Lenha Aparecida Silva-
dc.contributor.authorCarmo, Francisca Maurilene do-
dc.contributor.authorRabelo, Josefa Jackline-
dc.date.accessioned2019-12-18T14:18:06Z-
dc.date.available2019-12-18T14:18:06Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationDIÓGENES, Lenha Aparecida Silva; CARMO, Francisca Maurilene do; RABELO, Josefa Jackline. A literatura como complexo fundamental na formação humana. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48779-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEstética Marxiana-Lukacsianapt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.titleA literatura como complexo fundamental na formação humanapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO projeto pretende analisar a fecunda relação entre arte e educação, particularizando a literatura como importante instrumento sobre processos humanos e sociais que envolvem o fenômeno educacional, enquanto elemento constituinte e constituído pela cultura. Considera-se, dessa forma, que a literatura pode ser tomada como representação do real, transpondo para o plano literário a vida cotidiana na sociedade individualista regida pela exploração do homem pelo homem sob a égide do capital. A estrutura narrativa do romance, de cunho realista, figura como uma hipótese para a análise das obras literárias, podendo expressar um conteúdo homólogo ao da realidade social. Desse modo, a pesquisa traça como objetivo geral captar o reflexo da realidade expresso pela literatura, como potencial instrumento de formação humana. E como objetivos específicos: a) Discutir a relação arte e educação à luz da estética marxiana-lukacsiana b) Compreender a obra literária no interior do seu contexto histórico, elegendo como categorias de análise a estética e o cotidiano. O trabalho adota como método de análise o materialismo histórico-dialético e caracteriza-se como uma pesquisa teórico-bibliográfica, através da qual realizaremos uma rigorosa revisão do objeto de estudo, contemplando as reflexões desenvolvidas por K. Marx e F. Engels (2007, 2010) e, na esteira destes, especialmente o legado estético de Georg Lukács (1974, 2010), além das importantes contribuições contemporâneas de A. Cândido (2007), C. Frederico (2013) e M. Veddas (2014) e E. Vaisman (2014).pt_BR
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lasdiogenes.pdf49,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.