Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48760
Tipo: Resumo
Título: Avaliação ergonômica de um quadriciclo agrícola desenvolvido para a agricultura familiar
Autor(es): Araujo, Karla Lucia Batista
Macedo, Deivielison Ximenes Siqueira
Santos, Viviane Castro dos
Fernandes, Francisco Ronaldo Belem
Monteiro, Leonardo de Almeida
Palavras-chave: Posto de operação;Conforto;Máquinas agrícolas
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ARAÚJO, Karla Lucia Batista et al. Avaliação ergonômica de um quadriciclo agrícola desenvolvido para a agricultura familiar. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9)
Resumo: A agricultura familiar tem papel de destaque no Agronegócio brasileiro, apesar disto a mecanização agrícola não é reconhecida ou direcionada para essa categoria. Devido ao tamanho das pequenas propriedades o agricultor fica sem condições de investir na mecanização, mesmo entendendo que é um fator essencial na modernização da agricultura. Além da preocupação com o aumento da produção, ganho de tempo e diminuição da mão de obra, outros fatores como melhoria nas condições de trabalho, tornando mais seguro, saudável e confortável, também são considerados nos dias de hoje. O quadriciclo agrícola foi desenvolvido para atender características presentes na agricultura familiar, como redução do esforço físico do trabalhador, quando comparado com a tração humana e animal. Objetivou-se avaliar as condições de trabalho do operador do quadriciclo agrícola, quando o mesmo trabalhava sem implementos agrícolas. Avaliou-se o posto de trabalho, ruído e vibração. As avaliações foram desenvolvidas na área experimental do Laboratório de Investigação de Acidentes com Máquinas Agrícolas (LIMA), pertencente ao Departamento de Engenharia Agrícola (DENA), da Universidade Federal do Ceará - UFC, localizado no Campus do Pici, Fortaleza-Ceará. Em um Argissolo Vermelho Amarelo. Foram realizadas caracterizações dimensionais, assim como, fatores ergonômicos, ruído, vibração e teste de opacidade, seguida da análise preliminar dos dados obtidos. Os resultados obtidos mostram que os resultados obtidos de ruído, vibração e no teste de opacidade encontram-se acima dos recomendados por normas vigentes. Alterações serão indicadas e um novo protótipo será confeccionado para a repetição dos novos testes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48760
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_klbaraujo.pdf49,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.