Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48747
Tipo: Resumo
Título: Uma nova dinâmica para a aprendizagem da síntese de proteínas
Autor(es): Silva, Pedro Benício Ribeiro da
Almeida, Aline Albuquerque
Pontes, Carla Thays Laurindo
Pereira, Yuri Freitas e Silva
Medeiros, Suelen Carneiro de
Nogueira, Nadia Accioly Pinto
Palavras-chave: Síntese proteica;Aprendizagem;Dinâmica
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SILVA, Pedro Benicio Ribeiro da et al. Uma nova dinâmica para a aprendizagem da síntese de proteínas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).
Resumo: O entendimento sobre os processos biológicos de síntese é de extrema importância para compreender o funcionamento do corpo e das moléculas envolvidas nesse processo. O desenvolvimento de técnicas que facilitem a compreensão desses assuntos é uma importante ferramenta de aprendizado. Assim, o PET/UFC-Farmácia desenvolveu uma dinâmica como complemento para a aprendizagem da síntese proteica, para ser apresentada no curso Biologia Molecular nas escolas: um novo conceito de aprendizagem, destinado a alunos de escola pública e privada do município de Fortaleza, realizado desde 2012. A dinâmica tem início com a divisão da turma em 3 grupos com quantidades iguais de componentes, onde cada grupo corresponde a uma célula, onde ocorrerá a síntese da proteína sacarase. Cada um dos grupos é subdividido em 2 subgrupos, que correspondem aos processos de transcrição e tradução.Os participantes podem ocupar os compartimentos celulares, núcleo, citoplasma e ribossomo. O subgrupo transcrição inicia a dinâmica no núcleo abrindo a fita dupla de DNA, procurando a fita de RNA mensageiro correspondente à fita molde e entregando ao subgrupo tradução, presente no citoplasma. Este grupo realiza a leitura dos códons do RNA mensageiro no ribossomo, utilizando a tabela do código genético. Cada códon corresponde a um anticódon no RNA transportador, que transporta um aminoácido até o ribossomo. O primeiro transportador fica ligado ao ribossomo com seu aminoácido a espera do segundo, que ao se ligar, ficará com o aminoácido do primeiro, permitindo a liberação do mesmo. O processo se repete até que a cadeia proteica esteja completa. Ganha a dinâmica a equipe que completar a proteína corretamente e em menor tempo Essa dinâmica sintetiza de forma lúdica os eventos da síntese proteica e deverá facilitar a aprendizagem dos alunos. Apoio: UFC
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48747
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_pbrsilva.pdf49,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.