Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48740
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza Junior, Pedro Paulo de-
dc.contributor.authorGarcia, Laíza Sousa-
dc.contributor.authorThiers, Caio Menezes-
dc.contributor.authorPontes, Heráclito Lopes Jaguaribe-
dc.date.accessioned2019-12-18T12:31:52Z-
dc.date.available2019-12-18T12:31:52Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUZA JUNIOR, Pedro Paulo de et al. A utilização da gestão por processos no centro de tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48740-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão por processospt_BR
dc.subjectGerenciamento de Processos de Negócio - BPMpt_BR
dc.subjectBizagept_BR
dc.titleA utilização da gestão por processos no centro de tecnologia da Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrIniciado em Abril de 2016, o Projeto tem como objetivo melhorar o atendimento e a prestação de serviços no Centro de Tecnologia (CT) por meio da gestão por processos, além de desenvolver os alunos envolvidos em ferramentas e metodologias na prática. Utilizando conceitos de Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM), o projeto está estruturado em quatro etapas: coleta e análise de dados (feita por meio de reuniões com o diretor e alguns outros colaboradores do Centro envolvidos), mapeamento de processos (com o auxílio do modelo de negócio Canvas e também da ferramenta Bizagi), identificação de oportunidades de melhoria e, por último, implantação da proposta de estruturação. Como exemplos de atividades em desenvolvimento no projeto, têm-se os processos de lotação de salas nas disciplinas ofertadas pelo Centro de Tecnologia e solicitação de diárias e passagens no caso de afastamento de professores da Universidade. O primeiro está sendo finalizado e já foi implantado no semestre atual, resultando em maior controle, por parte dos coordenadores de todos os cursos que integram o CT, sobre o processo de alocação de salas de acordo com os semestres das disciplinas e disponibilidade dos professores, possibilitando informar aos alunos matriculados, por meio do sistema virtual da Universidade, as salas selecionadas para cada disciplina com antecedência. Já o segundo processo citado está na fase de mapeamento de processos, com o auxílio dos colaboradores da Diretoria do CT. Ao finalizar o processo de melhoria nos trabalhos em andamento, novas reuniões serão realizadas junto ao diretor do Centro de Tecnologia, a fim de encontrar novos pontos que possam ser trabalhados e dar continuidade ao projeto.pt_BR
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ppsjunior.pdf49,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.